Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



2 de out. de 2020

 Estas postagem vai para os 9ºs anos da disciplina inglês:

Apoio às atividades do plano de ensino 4 do terceiro bimestre:


Vocês devem ter verificado que o estudo de língua inglesa através do Currículo Paulista e BNCC (Base Nacional Comum Curricular) têm direcionado os temas para a área científica: Energia, consumo, transformação de energia, seus tipos e experiências científicas, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. 

O objetivo aqui é ajudá-los  para que entendam o que está sendo pedido e respondam de forma clara, objetiva usando um vocabulário simples. Lendo as habilidades a serem desenvolvidas com a atividade, já dá para verificar essa questão de intencionalidade em aprender assuntos científicos em inglês.

O primeiro exercício mostra um texto verbal (de palavras escritas) sobre a existência da energia, sua descoberta e sua permanência, uma vez que não pode ser destruída, a não ser que o planeta se extíngua. A seguir, um exercício de Verdadeiro ou Falso (True or False) é solicitado como forma de verificar se vocês entenderam o texto em inglês.

 De qualquer modo, é necessário entender, traduzir o texto usando o recurso das cognatas, palavras já conhecidas e por último é recomendado o uso do dicionário, disponibilizado em um link na página da atividade, ou o próprio dicionário impresso. Esse requisito é básico para possibilitar a resposta às perguntas .

Em seguida, há a segunda parte do texto que fala sobre transferência de energia, pois como já aprenderam, a água do rios para produzir energia deverá com sua força mover turbinas, geradores e transformadores até chegar à eletricidade. Nos primeiros exercícios propostos a seguir do texto, há imagens (linguagem não verbal) que mostram determinado tipo de energia e vocês terão que descobrir qual delas está relacionada à energia citada na segunda parte do texto, assinalando com um x dentro dos parênteses da alternativa correta ( o primeiro de acordo com o texto 2) e que será apenas uma correta.

Nos próximos exercícios faça o mesmo: de acordo com as frases citadas que descrevem um tipo de energia, selecione apenas uma alternativa  nas imagens oferecidas.

A segunda e última proposta é a leitura de um texto verbal sobre uma experiência da área científica. Leia, traduza e entenda este experimento para transformá-lo em desenhos passo a passo descrevendo as etapas da experiência realizada (mudando de linguagem verbal para não verbal). 

Espero ter colaborado, qualquer dúvida, entrem por esse canal clicando em: nenhum comentário (no final do texto)  e digitando, com possibilidade de escrever também  no chat do Google Sala de aula, e-mail institucional, etc. Bons estudos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides