Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



5 de jul. de 2015

AOS ALUNOS DO CEPAV 
CONTINUANDO AS AULAS SOBRE FONÉTICA (PRONÚNCIA)

Continuando nossa aula desse 3ª bimestre, escrevo esta postagem adiantando a matéria para o início de agosto.
Trataremos aqui da pronúncia do P e B iniciais primeiramente: ambos são pronunciados de maneira assoprada, se puderem colocar uma folha de papel em frente aos lábios poderão verificar a pronúncia correta desses fonemas (sons) através da movimentação da folha com o ar assoprado da boca ao pronunciar o p e o b.
Os símbolos fonéticos universais destes dois sons são respectivamente:
[p] e [b]
Verifiquem que apesar dos símbolos representarem um p e b comum como as do alfabeto português, elas não devem ser pronunciadas da mesma maneira como em português e sim, assopradas como explicado acima.
Outro caso específico é o caso das vogais a o que como tantas outras possuem variação de pronúncia de acordo com a palavra em que aparecem mas nunca são idênticas à fonética portuguesa.
Ex: other (onde pronunciamos âther)
No caso acima, o símbolo fonético do o é   [ʌ] um v ao contrário.
E essa pronúncia é igual ao u nas palavras:  run, cut.
Temos também o caso do a (artigo indefinido) que acompanha os nomes cuja pronúncia é variável, mas nunca semelhante ao nosso a pronunciado para fora da boca. Nesse caso, o símbolo fonético é [ə]
Esse som em inglês muitas vezes é ei quando pronunciado devagar ou como letra do alfabeto e, nesse caso o símbolo fonético desse som é: [eI]. 
Outro caso que merece atenção é o som do L que é pronunciado diferente do português da região sudeste. Devemos voltar a língua para o céu da boca para pronunciá-lo. 
O símbolo fonético do L é: [l]

Para maior fixação da pronúncia e dos sons estudados acima, assista ao vídeo, clicando no link abaixo:

Por enquanto é só. Treinaremos esses sons na sala de aula. Obrigada pela atenção.

pontuação aula slides