Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



19 de nov. de 2014

Boa-tarde, prezados alunos do Casimiro de Abreu:



Deixo aqui umas linhas a respeito da avaliação que fizeram ontem a respeito do Projeto P.A.A (Projeto de Apoio à Aprendizagem)
Como puderam ver, foi uma prova coerente com o que viram durante todo o semestre, auxiliada pela opção da pesquisa em caderno ou online (onde puderam pesquisar o material do blog e outros afins).
Acredito ser esse o melhor tipo de prova para que aqueles que não se envolveram em prestar atenção às aulas ou fazer as atividades conseguirem ter contato com esse assunto tão importante que pode fazer melhoras consideráveis no nível da redação de um modo geral.
Fazer pesquisa individual não significa trabalhar em grupo, temos que manter a ética, a honestidade acima de tudo, pois já estamos tendo a chance de pesquisar e nesse momento nosso pensamento é único sem comunicação por meio de mensagens eletrônicas.
Fica aqui a parabenização  a todos que se esforçaram e cumpriram sua obrigação e para aqueles que ainda não o fizeram, que possam melhorar no próximo ano em que terminaremos esse projeto.
Abaixo, a correção e comentário da prova realizada, tenham certeza de que a maioria conseguiu alcançar os objetivos propostos. Um bom Natal, um ano novo melhor ainda, e...Finalmente: Boas-férias!
Àqueles que concluem o curso, no caso, os 3ºs anos, minhas felicitações e votos de muito sucesso profissional e em sua vida pessoal!

CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO DO PROJETO P.A.A
(Hoje, comentarei apenas a questões 1 e 2 referentes ao Requerimento, e as demais nas próximas postagens).

A prova oferecida foi de múltipla escolha, ou objetiva com enunciados diferentes de questão para questão. Assim: 

A 1ª questão oferecia um indagação (atenção ao significado dessa palavra =pergunta) Se não sabiam o que queria dizer a palavra indagação, tinham a opção de consultar um dicionário online, já que a prova era de consulta plena.

No enunciado da questão, o pedido era para que assinalassem a alternativa (portanto era uma só resposta) mais completa para a indagação.
Essas provas objetivas requerem uma atenção muito grande no que se pede. 

Alguns alunos assinalaram várias alternativas, outros assinalaram algumas corretas, mas incompletas. Atenção!

A reposta que completava melhor à indagação: O requerimento é um tipo de texto que...
Era a alternativa c, porque o requerimento:

Necessita de linguagem culta (formal), formatação especial da página, faz solicitações a estabelecimentos públicos ou privados, é um documento.

Verificar que esta resposta é a mais completa sobre o texto requerimento. Explicando:

Linguagem culta, formal= padrão da língua que não admite gírias, linguagem do dia a dia, erros de português.

Formatação- vocês viram quando digitaram o texto do requerimento no ACESSA da escola. Precisa de margens, espaçamento,parágrafos dentro das normas ABNT como forma de manter a estética do documento e sua aparência.

Faz solicitações a estabelecimentos públicos ou privados- Lembrem-se das aulas dadas a esse respeito, os pedidos são feitos a escolas, departamentos, bancos etc.

É um documento- Esse texto assim como Currículos, recursos etc. são documentos que  ficam arquivados até a sua resposta

A questão 2,  com a qual muitos não souberam lidar, possuía duas partes (pelo motivo de existirem entre as alternativas respostas certas e erradas). Nesta 1ª parte, não era para assinalar alternativa alguma (esse tipo de questão aparece muito em concursos e testes)
Na 2ª parte da questão, deveria ser assinalada apenas uma resposta. Vejamos:

Primeira parte, apenas leitura e deduções:
Ainda quanto ao requerimento, assinale a alternativa que aponta as respostas corretas ( perceba que deve ser apenas uma alternativa a ser escolhida)

Apenas na segunda parte assinalariam a reposta:
Das alternativas acima:
A resposta correta era a b. (as alternativas 2,3,4 estão certas) que seriam:

2) A clareza, a objetividade e uso da linguagem específica a esse tipo de texto são necessárias (objetiva- não pode ser longo esse texto; clareza- criar um texto compreensível para quem vai ler; liguagem específica: uso de frases padrão do tipo: "nestes termos, pede deferimento, uso de pronomes de tratamento etc)

3)A formatação da página deve seguir as normas ABNT(Associação Brasileira de Normas e Técnicas) foi explicado em aula que esse tipo de redação oficial exige a padronização da estética do documento.


4) Os pronomes de tratamento usados devem estar  de acordo com o cargo, função da pessoa a quem dirigimos o requerimento. 
Vimos em sala, fizemos exercícios com os pronomes de tratamento, fizeram requerimentos e usaram os pronomes de acordo com o nível de estudo, cargo ou função da pessoa a quem nos dirigimos no Vocativo e dentro do texto, lembram-se?

CONSIDERAÇÕES


Na questão 1 não poderíamos jamais assinalar como corretas, que o requerimento:

a) Exige uma linguagem informal, do dia a dia com objetivo de fazer uma solicitação. ( trata-se de um documento, não se pode escrever do jeito que quiser)

d)Não há necessidade de formatação e uso de linguagem específica. ( precisamos formatar segundo normas ABNT e a linguagem é técnica, típica de texto oficial)

e) A linguagem não exige clareza ou objetividade neste tipo de texto. (Como? se não for exposto de forma clara o que queremos,não seremos atendidos e não é essa a nossa intenção ao escrever um requerimento, não?)

Na questão 2 poderíamos em hipótese alguma escolher as alternativas:

1)O uso de pronomes de tratamento e frases pré-fixadas não são usadas no requerimento (uma vez que ele usa esses recursos)

5) Esse tipo de texto não é usado atualmente em nenhum estabelecimento público ou privado (escolher essa seria absurdo, se não é usado, por que estamos aprendendo então?)


Espero ter contribuído com essas explicações a respeito das duas primeiras questões a respeito do texto requerimento.

pontuação aula slides