Aos alunos do 3ºs anos do Ensino Médio
Aproximam-se as avaliações
externas bastante significativas para aqueles que cursam o último ano do Ensino
Médio, etapa de formação acadêmica que representa o término de todo um ciclo de
estudos realizados pelos alunos como forma básica para o ingresso em uma
faculdade ou continuidade de estudos.
O que tenho a lhes dizer
além de desejar tranquilidade e sucesso nesta hora, é que reforcem sua atenção
na interpretação dos textos contidos na prova na forma de enunciados das
questões e de próprios textos de referência e base para resolução dos
problemas.
Quanto à redação, é preciso
muita reflexão, elaboração de rascunho e somente após muita argumentação feita
sobre o tema solicitado é que passem para a etapa final de entrega do texto
pronto.
Aqui mesmo, neste blog, há
matéria sobre o texto dissertativo-argumentativo, é só pesquisar na barra à
direita do blog. E no outro blog em que escrevo, há vários textos deste tipo
sobre temas diversos. É só clicar no link abaixo:
Detendo-me agora na matéria
Língua Inglesa, revendo as provas do ENEM de outros anos, verificamos que os
textos são variados, tal qual como sempre acontece na área de Linguagens e Códigos.
Por exemplo, no ano de 2013,
os textos foram: tirinhas de quadrinhos do personagem Calvin; um texto
injuntivo ou prescritivo do United Nations sobre a Inclusão Cultural; texto
informativo da Revista National Geographic e um texto sobre Steve Jobs das
Seleções (Reader’s Digest). Na verdade, os textos informativos e injuntivos retirados de revistas organizações internacionais cobram do aluno que ele conheça questões relacionadas à atualidade, portanto devemos estar bem informados nessas questões. Você pode visualizar esta prova e as dos demais anos
anteriores através do link:
http://www.lem.seed.pr.gov.br/arquivos/File/enem/2013/enem_2013_ingl.pdf
Aproveitando o ensejo, revejam também a prova de Inglês do ano de 2014 através do link:
http://www.lem.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1313
Aproveitando o ensejo, revejam também a prova de Inglês do ano de 2014 através do link:
http://www.lem.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1313
Para maior tranqüilidade, apenas os textos estão escritos em inglês, as perguntas em forma de questões de múltipla escolha vêm em língua portuguesa, lembrando que o aluno tem que depreender dos textos o seu tema principal e objetivo, geralmente, uma posição crítica se espera na interpretação feita.
Quanto às alternativas,
algumas confundem, mas observando bem e raciocinando coerentemente, chega-se à
conclusão mais acertada. Por exemplo, no caso das tirinhas, o aluno deve
concluir que o diálogo se passa entre pai e filho e que haveria apenas duas
alternativas em que deveria se concentrar: a letra c e e. As demais seriam inconsistentes. Ficando entre
duas, analise qual delas é a melhor opção e no caso, a alternativa c seria
a mais completa, pois no final, no último balão, Calvin conclui que os diálogos
com o pai nunca terminam onde ele supõe que terminassem como afirma a
alternativa:
c)
comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas
expectativas.
Para encerrar, aconselho que não deixem de revisitar estas provas anteriores nas páginas da internet como forma de pesquisa e estudo, pois podem fornecer subsídios para um bom desempenho nesta prova.
Boa-sorte!