Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



1 de out. de 2020

 Aos alunos das 1ªs séries de Português da escola Anchieta:



https://icfcaderno.files.wordpress.com/2016/06/5a-quijoteilusion-2.jpg


Falemos um pouco sobre a última atividade postada no Google Sala de aula. Com a leitura da obra literária Cinco minutos, do autor José de Alencar, vocês tomaram contato com o gênero ópera, um tipo de arte nascida na Itália, no século XVII numa junção da poesia com a música. 

No livro lido, há citação da ópera La Traviata. Como explicado em aulas através do Meet, uma ópera compreende  o autor da música, que neste caso foi Giuseppe Verdi e do Libreto que é a parte escrita em linguagem-verbal oral que na ópera La Traviata é Francesco Maria Piave surgida no ano de 1853 (século XIX).

Nas atividades que devem realizar, vocês deverão estabelecer um paralelo entre diversos gêneros e linguagens, pois vão analisar uma outra obra clássica famosa, D. Quixote, do autor Miguel de Cervantes (1547-1616). Obra-prima da literatura, final do Renascentismo e o início da estética barroca,  D. Quixote, romance iniciado em 1580 e terminado em 1605, contava com 126 capítulos e foi uma crítica implícita à Igreja com os cavaleiros que invadiam terras, como as cruzadas, criando um anti-herói cujas características físicas não condiziam com o poder dos verdadeiros cavaleiros coroados nas novelas de cavalaria. Deverão ainda compará-la à ópera do mesmo nome, da criação musical de Massenet e libreto de Henri Caïn e à pintura moderna do pintor Octavio Campo no quadro ilustrado acima Visões de D. Quixote. Será um exercício que demanda ativação de várias habilidades como a percepção,  espírito crítico e consciência estética que estarão em jogo.

Acredito no espírito de análise que vocês vêm desenvolvendo durante a sua trajetória nos estudos, Espero que esse texto contribua de alguma forma para esclarecer sobre a obra D. Quixote, alvo da última atividade. 

Cliquem no link abaixo para ouvir trecho da ópera D. Quixote e a letra da ária: Sonho impossível.

https://www.youtube.com/watch?v=B795iP46AXg


E a versão atual com o cantor ElvisPresley


https://www.youtube.com/watch?v=-Mfd4E7kpvc




 |

superabril.com.br 

_ebiografia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides