Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



28 de mai. de 2020

Aos alunos dos 7ºs anos e 1ºs anos do Ensino Médio da disciplina Língua Portuguesa:

O assunto é: textos verbais e não verbais
Resultado de imagem para desenhos sobre textos verbais e não verbais 
 Fonte: gestaoeducacional.com.br


Boa-noite! Posto neste espaço um assunto importante presente no currículo escolar e cobrado em testes, concursos e vestibulares.
A questão dos gêneros textuais é algo que vocês têm que dominar. Há milhares de gêneros textuais: cartas, mapas, receitas, bulas, artigos de lei, notícias, contos, poesias e muitos outros.
A tipologia também é variada, porém se resume em 5:
1 descritivo - apenas mostra características, cores, símbolos, dimensões.
2- narrativo - conta fatos episódios de ficcção, aparecem em textos literários. 
3 expositivos, informativos - expõem fatos de relato reais.
4- injuntivos -  fornecem orientação a serem seguidas, como: receitas de bolo, bulas, horóscopos, manuais, etc.
5- argumentativos - fornecem opiniões como dissertações, cartas de leitores,  reclamações, etc.

As formas como estes texto são expostos em sua construção podem oferecer um suporte apenas de palavra escritas, o chamado texto verbal e/ou utilizar só imagens, figuras, símbolos, cores, etc., o chamado texto não-verbal,  e o misto que mistura palavras e imagens, o chamado verbovisual.
Nas atividades do Google Sala de aula, vocês foram solicitados à criação de textos verbovisuais como o infográfico, quadro de avisos e minicartaz. 
Cada um destes gêneros é feito de forma diferente: 

Minicartaz - à semelhança de um pôster ou cartaz, feito em cartolina ou em outro material feito em gráficas. A palavra mini -significa pequeno, menor (por esse motivo feito na folha de sulfite) foi publicada no Google Sala de aula exige organização, título criativo  (o tema era covid-19), imagens, figuras, frases curtas, claras e objetivas que desenvolvam o tema covid com informações aprendidas em vários textos lidos. Um cartaz só atinge seu objetivo se obedecer todos os requisitos acima e sobretudo a limpeza e clareza visual e escrita.

 Exemplo de cartaz:
Baixe cartazes sobre a importância do uso de máscaras – APAS ...
Fonte: portalapas.org.br

Quadro de avisos- foi outro gênero solicitado diferente do cartaz. Um quadro pode conter imagens, mas elas não são tão necessárias. São textos injuntivos, isto é fornecem orientação com o objetivo de ser seguida. A principal característica deste gênero é uma linguagem clara, sem erros, não agressiva, polida e criativa. Não deve haver poluição visual com o excesso da linguagem, essa atividade foi postada no Google Sala de Aula fornecendo uma folha para que cada aluno o fizesse.
Ex:

 Kit 2 Quadros - Regras Lavabo/Banheiro - 20x20cm
 Fonte: https://www.elo7.com.br/kit-2-quadros-regras-lavabo-banheiro-20x20cm/dp/1155827



Infográfico - Um tipo de texto verbovisual ( palavras e imagens) que usa mais imagens do que palavras, consiste num tipo de mapa mental de orientação sobre um tema, ilustrado, Deve conter outras formas visuais como setas, círculos, balões, linhas completados por informações por frases curtas ou palavras objetivas. Foi solicitado no Google Sala de Aula, tendo uma folha destinada para este fim.

Ex:

Fonte: http://sistemasdegestaointegrada.blogspot.com/2013/08/voce-sabe-o-que-sao-infograficos.html

Espero ter contribuído com esse texto para o entendimento destes três gêneros textuais. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides