Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



29 de ago. de 2016

Caros alunos da Escola Estadual Professora Anésia Sincorá: 

Esta postagem é dirigida aos alunos do 7º ano B, 8º ano A e 8ª série A e  é referente à disciplina Língua Portuguesa.



Para o segundo semestre, teremos um trabalho muito importante a ser desenvolvido: a leitura de um livro e posteriormente a realização de  um trabalho sobre ele.
 Sabemos que não existe mérito sem sacrifício e bem conheço o excelente trabalho daqueles que se esforçam e cumprem  sua obrigação na escola. Afirmo que só têm a ganhar com  essa atitude para o seu futuro e crescimento pessoal, pois a leitura é essencial para a aprendizagem de qualquer língua e aquisição de cultura. 
Saliento que os trabalhos devem seguir alguns regulamentos para que sejam claros, objetivos e significantes. 
Para tanto, por favor, queiram ler as orientações abaixo e tê-las em seus cadernos.


Um livro é um amigo sem igual


FICHAMENTO DE OBRA LITERÁRIA


Todo o trabalho de fichamento de obra literária baseia-se sempre em uma boa leitura, consciente e crítica feita de modo observador e inteligente para que produza um bom resultado.
Consiste em detalhar informações a respeito da obra lida desde dados informativos  como Título, biografia do autor, época em que viveu e período político no qual se inseriu, como um trabalho de estudo e pesquisa mais profundos sobre os personagens, intencionalidade do autor, período histórico-social e  sobre a construção ambiente, do enredo, entre outros.

NORMAS ABNT

A sigla ABNT significa: Associação Brasileira de Normas e Técnicas.
Essa associação regula todos os trabalhos acadêmicos e dispõe normas quanto à estruturação padrão a serem obedecidas pelos autores.

INICIANDO O TRABALHO APÓS A LEITURA

Podemos fazer uma escolha quanto ao trabalho a ser feito:
          1 Escrevê-lo manualmente. (apenas quando for solicitado)
          
   2 Digitá-lo em um computador. (utilizando o programa Office Word) (que é o nosso caso)

Em ambas as formas, é necessário um planejamento gráfico para que uma estética seja obedecida e uma organização seja estabelecida.

FORMATAÇÃO

Selecionar a fonte Arial 12 para o corpo do trabalho, formatar as páginas com parágrafos: superior e esquerdo (3 cm); inferior e direito (2 cm). 
Para a capa e folha de rosto utilizem a fonte Arial, tamanho 14.
O espaço entre as linhas é de 1,5 cm.

PARTES DO TRABALHO

1     CAPA
Deve conter:
a)   Nome da Instituição a que o trabalho será entregue (no caso, o nome completo da escola) em negrito, Caps Lock, usando a fonte Arial tamanho 14, centralizado (após a digitação do texto, manter 06 espaços de 1,5), nome da disciplina e do professor orientador e deixar 5 espaços de 1,5 cm.
b)   Especificação do trabalho (no caso digitar:Trabalho de Fichamento de obra literária (centralizado, Caps Lock, Arial 14), após a digitação, mantenha 2 espaços de 1,5.
c)   Título do livro lido, digitado em Arial 14, Negrito, função Caps Lock, centralizado. (manter 1 espaço de 1,5)
d)   Nome (s) do autor (es) , fonte Arial, tamanho 14,centralizado, manter 7 espaços após a digitação.
e)   Cidade onde o trabalho está sendo realizado, desative a função Caps Lock, apenas as iniciais maiúsculas, letra Arial 14, centralizado, negrito e manter um espaço de 1.5 e digitar o ano em que o trabalho está sendo realizado (no caso, 2016).




2 FOLHA DE ROSTO

Nesta parte, escrever da mesma forma que a capa do trabalho até a parte d (até o nome do autor do livro é igual à capa).  A partir desse ponto, manter 03 (três) espaços de 1,5 e digitar com 7 cm de recuo da margem esquerda, usando a fonte Arial 12 em espaçamento simples, orientação justificado 


Trabalho de Fichamento de Obra Literária apresentado à Escola Estadual Professora Anésia Sincorá para obtenção de nota que integrará o conceito final do quarto bimestre. 

Mantenha após esse texto, um espaço de 1,5 cm e escreva: ainda com recuo de 7 cm da margem esquerda, a mesma fonte e tamanho, espaço simples, justificado:  


Orientador: Professora Maria Cristina Bastos Vannucchi


Dê mais três (3) espaços de 1,5 cm, desative a função Caps Lock e coloque o nome da cidade (apenas as iniciais maiúsculas) e dê mais um Enter e escreva  o ano de realização do trabalho, conforme explicado na primeira parte da Capa.







 3     RESUMO

Este título deve ser em Arial, 12, negrito, Caps Lock, alinhado ao centro, sem parágrafo. Deixar 2 espaços de 1,5 para separar o título do texto. Da mesma forma, todos os títulos das seções, daqui para frente, deverão manter 2 espaços de 1,5 para separar os títulos dos textos.  
O título  resumo deverá ser digitado sem parágrafo,  eo texto em espaço simples. 
Os demais títulos  seguem o esquema padrão com letra Arial 12, sempre alinhado à esquerda como especificado no resumo, mantendo 1,5 de espaço entre o título e o texto como especificado acima.

Resumir o texto do livro lido de forma sintética, relacionando:
Nome da obra, nome do autor,( relatar alguns dados importantes sobre ele), personagens principais e secundários , funcionais e imaginários (fazer breve descrição deles), descrição do espaço (local onde os fatos ocorreram), Tempo em que se passa o enredo com principais acontecimentos da época, foco narrativo ( dizer se a narrativa é feita em 1ª pessoa: autor-personagem ou 3ª pessoa: autor observador)

4    AVALIAÇÃO DA OBRA

Emitir o parecer do grupo sobre o livro lido: os aspectos positivos, negativos, o que aprendeu com a leitura, citação (ões) de que mais gostaram e se identificaram com comentário, personagem mais admirado (o porquê disso), recomendação ou não da leitura e por quê. Observações a respeito do final da obra: gostaram ou poderia ser de outra forma, qual seria?

5     CONTEXTO HISTÓRICO LITERÁRIO DA OBRA

Escrever dizendo em que período histórico se encaixa esse livro lido. Para a literatura qual a importância (encaixá-la em uma estética literária).
Faça uma comparação com textos lidos e estudados em classe indicando as características do período histórico, os principais acontecimentos no mundo e no país onde a narrativa foi feita e algumas características da escola literária onde a obra se encaixa.

6     CONCLUSÃO

Em poucas linhas, descrevam os acréscimos culturais decorrentes dessa leitura em sua vida.

 7    BIBLIOGRAFIA (título alinhado à esquerda)

Se dicionários ou outras obras foram usadas como consulta para a realização desse trabalho, relacione-as nessa parte da seguinte maneira:
Sobrenome do autor em caixa alta (Caps Lock), negrito seguido de vírgula e os outros nomes do autor apenas com a inicial maiúscula. Em seguida: nome da obra em negrito apenas), ponto final. Em seguida: cidade, dois pontos (:), nome da editora e o ano da publicação da obra.

Atenção: essas orientações serão dadas de perto na na sala de aula quando usaremos a sala de informática para que melhor possam entender essas explicações e realizar essa tarefa.
Segue abaixo, a ordem sequencial das partes do trabalho:
1 Capa. (Dados centralizados)
2 Folha de rosto. (dados centralizados até o nome do autor), texto de especificação recuado 7 cm da margem esquerda, e cidade e data centralizada.
3 Resumo (título centralizado)
4 Biografia do autor. (título alinhado à esquerda)
4 Espaço físico/tempo. (título alinhado à esquerda)
5 Estudo das personagens.(título alinhado à esquerda)
6 Meio histórico-político-social da obra. (título alinhado à esquerda)
7 Vocabulário usado na obra. (título alinhado à esquerda)
8 Avaliação da obra. (título alinhado à esquerda)
9 Foco Narrativo usado pelo autor. (título alinhado à esquerda)
10 Conclusão. (título alinhado à esquerda)
11 Bibliografia. (título alinhado à esquerda, sem numeração). Manter após a digitação do título, dois espaços de 1,5.
Depois do nome de cada referência bibliográfica observe o seguinte:
Entre as linhas da mesma referência o espaço é simples; para separar uma referência da outra, vá até parágrafo, espaçamento entre as linha e escolha duplo.

Para numerar as páginas, iniciar a contagem a partir da folha de rosto, mas só colocar número a partir do resumo. E a numeração dos títulos começa na biografia.
Para colocar numeração de página vá até a última  página que não pode ser numerada e dê uma quebra de seção contínuo. 
Vá até: inserir número de página e escolha inicial (com o número na parte superior à esquerda)
Em seguida desmarque a função vincular ao anterior.
Vá novamente à função Inserir número de página  e escolha a opção formatar e escolha o número em que quer iniciar a numeração, no nosso caso o primeiro número é 3. 
Espero ter ajudado à iniciação de um trabalho tão importante para todos vocês no sentido de produzir um trabalho limpo, compreensível e estético.





8 comentários:

  1. achei o blog muito legal ajuda muito o aluno :3

    ResponderExcluir
  2. eu adorei essa aula , poderiamos ter mais delas e bem divertido , bjs e isso

    ResponderExcluir
  3. eu adorei a aula, poderia ter mais delas bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, muito boa a explicação, parabéns professora.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, agradeço os elogios, espero poder ajudá-los bastante! Sejam bem-vindos!

    ResponderExcluir
  6. eo naum goxtei du testo

    ResponderExcluir

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides