Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



3 de jun. de 2014

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

Caros alunos do Ensino Médio do Curso do EJA da Escola Casimiro de Abreu:


  1. Conforme combinamos em sala, não existe mérito sem sacrifício e bem conheço tudo o que vocês têm feito no decorrer desse semestre, mas a leitura é essencial para que possamos crescer em aprendizagem de língua e esse acréscimo também se dá em nível cultural quando lemos.
  2. Assim, posto abaixo o trabalho que deverão realizar na volta às aulas, após a leitura dos livros que escolheram, boa-sorte.




FICHAMENTO DE OBRA LITERÁRIA


Todo o trabalho de fichamento de obra literária baseia-se sempre em uma boa leitura, consciente e crítica feita de modo observador e inteligente para que produza um bom resultado.
Consiste em detalhar informações a respeito da obra lida desde dados informativos tanto como Título, biografia do autor, época em que viveu e período político no qual se inseriu, como um trabalho de estudo e pesquisa mais profundos sobre os personagens, intencionalidade do autor, período histórico-social e construção ambiente do enredo entre outros.

NORMAS ABNT

A sigla ABNT significa: Associação Brasileira de Normas e Técnicas.
Essa associação regula todos os trabalhos acadêmicos e dispõe normas quanto à estruturação padrão a serem obedecidas pelos autores.

INICIANDO O TRABALHO APÓS A LEITURA

Podemos fazer uma escolha quanto ao trabalho a ser feito:
a)   Escrevê-lo manualmente. (apenas quando for solicitado)
b)   Digitá-lo em um computador. (utilizando o programa Office Word) (que é o nosso caso)

Em ambas as formas, é necessário um planejamento gráfico para que uma estética seja obedecida e uma organização seja estabelecida.

FORMATAÇÃO

Selecionar a fonte Arial 12 para o corpo do trabalho, formatar as páginas com parágrafos: superior e esquerdo (3 cm); inferior e direito (2 cm).
O espaço entre as linhas é de 1,5 cm.

PARTES DO TRABALHO

1     CAPA
Deve conter:
a)   Nome da Instituição a que o trabalho será entregue (no caso, o nome completo da escola) em negrito, Caps Lock, usando a fonte Arial tamanho 12, centralizado (após a digitação do texto, manter 06 espaços de 1,5).
b)   Especificação do trabalho (no caso digitar: Trabalho de Fichamento de obra literária (centralizado, Caps Lock, Arial 12), após a digitação, mantenha 2 espaços de 1,5.
c)   Título do livro lido, digitado em Arial 14, Negrito, função Caps Lock, centralizado. (manter 4 espaços de 1,5)
d)   Nome (s) do autor (es) , fonte Arial, tamanho 12, centralizado, manter 7 espaços após a digitação.
e)   Cidade onde o trabalho está sendo realizado, letra Arial 14, centralizado, manter um espaço de 1.5 e digitar a sigla do Estado, ou seja, a UF (unidade federativa).





2 FOLHA DE ROSTO

Nesta parte, escrever da mesma forma que a capa do trabalho até a parte d . A partir desse ponto, manter 05 (cinco) espaços duplos e digitar com 7 cm de recuo da margem esquerda:  


Trabalho de Conclusão de Curso (EJA) apresentado à Escola Estadual Casimiro de Abreu (CECA) como exigência parcial para a obtenção de aprovação do 2º ano do Ensino Médio.

Mantenha após esse texto, um espaço de 1,5 cm e escreva: ainda com recuo de 7 cm da margem esquerda:  


Orientador: Professora Maria Cristina Bastos Vannucchi


Dê mais cinco (5) espaços de 1,5 cm e coloque o nome da cidade e abaixo a sigla da unidade Federativa (SP) conforme explicado na primeira parte da Capa.








 3     RESUMO

Esta parte deverá ser digitada em espaço simples. As demais seguem o esquema padrão especificado na primeira parte.

Resumir o texto do livro lido de forma sintética, relacionando:
Nome da obra, nome do autor,( relatar alguns dados importantes sobre ele), personagens principais e secundários (fazer breve descrição deles), descrição do espaço (local onde os fatos ocorreram), Tempo em que se passa o enredo com principais acontecimentos, foco narrativo ( dizer se a narrativa é feita em 1ª pessoa: autor-personagem ou 3ª pessoa: autor observador)

4    AVALIAÇÃO DA OBRA

Emitir o parecer do grupo sobre o livro lido: os aspectos positivos, negativos, o que aprendeu com a leitura, citação (ões) de que mais gostaram e se identificaram com comentário, personagem mais admirado (o porquê disso), recomendação ou não da leitura e por quê. Observações a respeito do final da obra: gostaram ou poderia ser de outra forma, qual seria?

5     CONTEXTO HISTÓRICO LITERÁRIO DA OBRA

Escrever dizendo em que período histórico se encaixa esse livro lido. Para a literatura qual a importância (encaixá-la em uma estética literária).
Faça uma comparação com textos lidos e estudados em classe indicando as características do período histórico, os principais acontecimentos no mundo e no país onde a narrativa foi feita e algumas características da escola literária onde a obra se encaixa.

6     CONCLUSÃO

Em poucas linhas, descrevam os acréscimos culturais decorrentes dessa leitura em sua vida.

 7    BIBLIOGRAFIA

Se dicionários ou outras obras foram usadas como consulta para a realização desse trabalho, relacione-as nessa parte da seguinte maneira:
Sobrenome do autor em caixa alta (Caps Lock), negrito seguido de vírgula e os outros nomes do autor apenas com a inicial maiúscula. Em seguida: nome da obra em negrito apenas), ponto final. Em seguida: cidade, dois pontos (:), nome da editora e o ano da publicação da obra.

Atenção: essas orientações serão dadas de perto na volta às aulas quando usaremos a sala do Acessa para que melhor possam realizar essa tarefa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides