Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



23 de ago. de 2013

Prezados alunos do 3º ano E do Ensino Médio Curso Noturno da EE Leme do Prado, estas considerações são para vocês e para outros alunos que realizaram a Avaliação Diagnóstica da Diretoria Centro de São Paulo:

Comentarei especificamente nesta postagem a prova de produção de texto de opinião, matéria complexa para muitos alunos não simpatizantes com a leitura e consequentemente com  a criação de um texto argumentativo.
É uma pena, porém, realidade brasileira, que grande parte dos nossos alunos não desenvolveram  o gosto pela leitura, é uma falha grave na nossa Educação, que principia já em tenra idade dentro dos nossos lares. Não há tempo  necessário, nem conhecimento por parte de nossa sofrida sociedade, que se mata pela sobrevivência, em criar  atitudes voltadas à leitura, que, na realidade deveriam vir do exemplo dos pais que necessitariam  praticá-la diariamente em casa. Dizem que o maior ensinamento vem do exemplo, e essa é a mais pura realidade, se não lemos, como cobrar de nossos filhos? Se não valorizamos a intelectualidade e a trocamos por coisas materiais e supérfluas, como querer que nossos filhos sejam intelectuais?
A questão é complicada, contudo, as lamentações sobre o que deveria ter sido feito aqui e ali, de nada resolverão se não arregaçarmos as mangas e partirmos em busca do prejuízo, porque certamente há um grande deficit, uma grande lacuna na formação pessoal sem a importante "habilidade" de ler e escrever. Digo habilidade, porque com o tempo de exercício constante adquirem-se qualidades e experiência que sem o treino específico destas atividades não nos será possível alcançar o objetivo do entendimento completo do que é um texto.
Falemos exatamente sobre o tema proposto na Avaliação Diagnóstica deste ano, 2013, que para vocês foi propícia para um treinamento à prova do ENEM que se aproxima no final do ano letivo.
Numa primeira instância, teremos que distinguir os gêneros dos textos, sabendo-lhes suas características próprias, pois a forma de expressão de cada um deles é diferente e todos sabemos que as avaliações externas são seletivas, não perdoam as falhas, sendo assim, temos que buscar a perfeição naquilo que fazemos.
O texto de opinião requer amadurecimento da linguagem escrita, conhecimento do assunto sobre o qual iremos escrever, além de saber enquadrá-lo no gênero solicitado que no caso em questão é o texto argumentativo.
Mas afinal, o que é argumentar? Digamos que seria semelhante ao debate de uma questão relevante entre a sociedade onde várias opiniões ficam registradas, principalmente a nossa, distribuídas com elegância, ética e conhecimento.Porém, esse tipo de texto não se detém apenas nisso, mas nele repousa todo o nosso conhecimento adquirido através de leituras de textos e de mundo (ouvir todas as vozes sobre o tema a ser debatido) e, pelo menos, alguns conhecimentos científicos que possam deixar em seu texto é essencial. Para isso, as Ciências em geral, nos dão o devido suporte, daí a importância de todas as matérias do currículo escolar. Além disso, durante o desenvolvimento da redação devemos, antes de concluir, oferecer soluções ao problema apresentado, intervindo na causa como forma de evitá-lo ou solucioná-lo. Somente depois disso poderemos concluir.
A avaliação em si propunha como já de costume o desenvolvimento de  um texto relativamente extenso para quem não está acostumado a escrever,  20 a 30 linhas onde alguns não sabem exatamente nem como começar.
Este tipo de redação deve apresentar  uma linguagem concisa (frases explícitas em linguagem formal onde a seleção do vocabulário é essencial) com precisão da convenção escrita: letra legível, grafia correta, acentuação, pontuação adequada etc. além da obediência aos mecanismos de concordância, regência entre outros. 
Nesta parte formal da linguagem, acredito ter-lhes elucidado auxiliando com os 34 tipos de  desvios relacionados e ocorridos na classe por ocasião da elaboração dessa avaliação.
Alcançar esse objetivo não é tarefa fácil, porém não impossível. O único requisito é a vontade, a disposição para o trabalho.
Um texto como esse deve ser redigido em três ou quatro parágrafos e jamais, atentem para isso, deve haver fuga da leitura das propostas que vêm em forma de textos verbais ou não verbais (como suporte). Destes, vocês retirarão o embasamento para suas ideias, entretanto, nunca copiem trechos dessas propostas ou fiquem se perdendo a comentar longamente cada um deles como forma de "encher linguiça", pois este será um tempo perdido e palavras jogadas ao vento sem valor algum para um examinador, pois tenha em mente que escrevem para um examinador.
Tampouco devem ser omitidas as três partes essenciais que o gênero argumentativo exige:

1- A Introdução



 Onde o assunto é lançado com o maior carinho possível, como se fosse uma semente delicada a ser lançada no solo, prepare antes o conteúdo elaborando-o mentalmente, cuide para não colocar o título do texto antes de terminá-lo, pois a tendência é repeti-lo na Introdução e a repetição indica pobreza de linguagem.
Nesse momento vocês devem ter em mente o tema da redação. No caso, o tema era "A prevenção ao uso de drogas"e deveriam ter lido dois textos verbais sobre o assunto: o primeiro deles se iniciava com a definição do que é a prevenção efetiva e ideal para esse caso grave que assola não só a população brasileira como a de outros países e o texto de suporte ia esclarecendo basicamente como devem ser as atitudes e campanhas a serem  apresentadas para o problema.Uma vez que para alcançarmos o nosso objetivo é preciso seriedade, não devemos perder tempo em brincadeiras e divagações como aconteceu na sala no dia da avaliação, isso não acontece com todos os alunos obviamente, mas há aqueles menos amadurecidos e descompromissados com sua formação, infelizmente, fato que será lamentado pelos próprios, futuramente.
O segundo texto base da proposta versava sobre as estatísticas do uso de drogas e da incidência do vício já na adolescência e por vezes até na infância, ressaltando para o vício precoce de outras substâncias que abririam as portas para  o uso de drogas, além de oferecer comentários de profissionais da psicologia sobre a atuação dessas substâncias no organismo humano. 
Para começo de conversa, quem não prestou atenção a esses textos da proposta correu sérios riscos de fuga do tema e quem foge do tema proposto em uma avaliação perde muitos pontos e não é isso o que desejamos, não é?
Fico por aqui hoje e na próxima postagem continuarei a explanação detalhada dos outros itens exigidos por um  texto de opinião. Espero que tenha sido útil. Até mais!

Convido a todos para visitarem meu outro espaço dedicado apenas à literatura onde predominam textos de opinião sobre os mais variados temas. Sejam benvindos!!! Não deixem de ler o texto sobre o assunto acima especificado: A prevenção ao uso de drogas em : litteraeart.blogspot.com

2 comentários:

  1. Ezio Auditore Da Firenze :

    Bom, o problema professora é que o Tema já é velho demais, e acaba ficando muito repetitivo, não estou dizendo que o assunto debatido não é importante, mas você deveria passar um Tema mais livre onde cada um possa criar e expressar uma história seja : Aventura, Fantasia, Terror, Romance ou Drama.
    O texto de prevenção contra as drogas deixa apenas um caminho para se escolher, digamos quase todos terão a mesma opinião, só alguns iriam escrever algo diferente do outro(a), a senhora tem que parar de seguir por um só caminho, não estou dizendo que a senhora não coloque algo de novo todo o dia, o problema é que alguns de nós queremos algo mais livre e que nos deixe sobre uma ótima fase de criação.

    Obrigado por ler...

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  2. Caro Ezio,
    Boa-noite, apenas agora li seu comentário e queria esclarecer que o tema prevenção ao uso de drogas não foi por mim solicitado, mas sim pela Diretoria de Ensino Centro da cidade de São Paulo numa Avaliação Diagnóstica aos 3ºs anos do Ensino Médio conforme explicitei no texto acima.Como os alunos não se entusiasmaram por esse assunto, que como você mesmo diz, está um tanto explorado, não conseguiram em grande parte desenvolvê-lo. Dessa forma, resolvi fazer esta postagem para incentivá-los, lembrando que as avaliações externas do tipo ENEM, Vestibulares etc não nos permitem escolha dos temas e temos que dar conta de todos eles para termos bons resultados. Ainda assim, agradeço sua participação. Até mais.

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