Boa-noite meus alunos da 7ª série B da Escola
Joaquim Leme do Prado, esta postagem vai para vocês como prometido em sala de
aula e aqui teço alguns comentários sobre a avaliação diagnóstica realizada em
nossa escola em 12-08-2013:
Em primeiro lugar, quero lhes dizer como deve ser o ambiente propício para que vocês consigam
fazer um bom texto: silencioso, que proporcione calma e conforto para que se
possa pensar com clareza. Locais muito tumultuados, barulhentos são impróprios
para a produção de texto. Assim, podemos concluir que o silêncio e a disciplina
são amigos do bom raciocínio e consequentemente da escrita de qualidade.
Mas por que razão
lhes digo isso? As avaliações externas traçam um perfil da classe e dos alunos
individualmente de acordo com a qualidade dos textos apresentados. E eles devem
ter exatamente o nível de linguagem de uma 7ª série. Supõe-se que a linguagem
já esteja amadurecida para a criação de uma redação de caráter narrativo, bem
como os diálogos criados, a descrição do espaço, caracterização dos personagens
em simetria com o tempo, o desenrolar da ação. Tudo isso com a desenvoltura de
um autor que sabe obedecer a proposta oferecida em forma de textos, sejam eles
verbais ou não. No nosso caso, ofereceu-se um texto verbal extraído da página
72 do maravilhoso livro de Júlio Verne, Viagem ao centro da terra traduzido e
adaptado pelo conhecido Walcyr Carrasco.
Depararam-se com o
espaço caracterizado pelo autor que tão bem descreveu o vulcão Sneffels situado
na Islândia e dos perigos que o menino e o tio passam na escalada da montanha
de cujo cume visualizaram a ilha e o "sol da meia-noite".Tudo isto
comentamos em sala de aula. Também os personagens que rapidamente o autor nos
faz conhecer, aliado à passagem do tempo que marca a trajetória da aventura.
Comentei também com
vocês o foco narrativo que é o ponto de vista que o autor assume quando vai
fazer sua narrativa. Como explicado,o autor participa da estória por isso ele
narra em 1ª pessoa do plural. Outra coisa bem marcante no estilo do autor é a
ação que emociona, pois os acontecimentos vão sendo desencadeados de maneira
rápida, o que prende a atenção do leitor.
Só o fato de lerem
o texto da proposta com carinho já fará com que percebam que a clareza,
correção gramatical e o cuidado com os mecanismos da linguagem são primordiais para que a
produção agrade e possa ser bem compreendida.
O que lhes foi
pedido era para que continuassem a estória com uma nova aventura do
menino.
Porém, muitos não
seguiram essa proposta, mudaram o foco , não construíram uma narrativa à altura
de uma 7ª série, apresentando diálogos pouco interessantes, tampouco descreveram
o ambiente, ou conduziram o texto dentro das condições necessárias exigidas
para uma boa redação.
Isso acontece
porque é necessário atenção redobrada naquilo que se faz, leitura compenetrada
e atenção são os requisitos para o sucesso.
É claro que houve
bons textos na classe, entretanto o número deles foi bastante reduzido.É
preciso que aproveitem mais essa chance de poderem mostrar o que sabem fazer, e
fazer bem.
O que dizer então
daqueles que entregaram a página em branco, sem dedicar um mínimo de esforço no
sentido de treinar para a vida, porque tenham certeza, muitas vezes vocês serão
avaliados e nessas avaliações é que se forma a vida acadêmica de um aluno!
Estamos agora
trabalhando todos estes pontos que ainda não ficaram claros. Espero que na
próxima oportunidade possam usar mais da imaginação, entregar-se de corpo e
alma na produção de um belo texto. É o que todos desejamos, não?
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para que passem para o meu outro espaço onde apenas textos de temas variados
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