POSTAGEM AOS ALUNOS DA 8.ª
SÉRIE A
DA ESCOLA ESTADUAL PROFª
ANÉSIA SINCORÁ
Boa-tarde, alunos, sejam benvindos neste
espaço que agora também lhes pertence, para
receber informações, explicações teóricas e
interagir.
Como puderam perceber na aula anterior,
estamos iniciando o ano, trabalhando
diferentes gêneros e tipos de textos,
estudando suas características. Como
espaço que agora também lhes pertence, para
receber informações, explicações teóricas e
interagir.
Como puderam perceber na aula anterior,
estamos iniciando o ano, trabalhando
diferentes gêneros e tipos de textos,
estudando suas características. Como
daremos ênfase a texto de opinião e texto
dissertativo-argumentativo, temos que saber
são muito solicitados em avaliações externas.
Vejamos como defini-lo e as regras que
seguem:
TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
É aquele cuja criação é alcançada plenamente quando há um relativo domínio da leitura e da escrita, necessita de leitura de base para que se tenha conhecimento do tema (assunto) sobre o qual se vai escrever. Após a leitura, deve-se buscar uma linha de raciocínio sobre a matéria em questão procurando aspectos positivos, negativos sobre o tema versado. Além disso, não podemos nos esquecer de que precisamos ter à mão conhecimentos das diversas áreas de estudo.
A estrutura deste tipo de texto consiste em uma Introdução,chamada de tese, onde o assunto é lançado. Agora no início, não deve ser longa, procurem escrever três linhas aproximadamente.
Falemos agora a respeito do Desenvolvimento, o corpo do texto, talvez, a parte mais complexa que exige toda a sorte de informações possíveis aliadas a um questionamento e argumentação lógicos embasados na ética, redigidos em padrão formal de linguagem com clareza, objetividade e limpeza (obediência a mecanismos e convenções da escrita).Nesse ponto da redação, é que tomamos a consciência de quão importantes são todas as disciplinas do nosso currículo, visto que nele devemos depositar toda a sorte de informações de variadas ciências: artes, filosofia, geografia, história entre outras. Porém, esse gênero nos cobra muito mais do que apenas cultura, conhecimento; ele requer princípios ético-morais na solução da questão apresentada, argumentação, contestação entre outras ações. Tudo isso, aliado à uma correção gramatical impecável num padrão de linguagem que nos custa muito alcançar só através de muita leitura e treino em escrever.
Antes de tudo, como já citei, é necessário muita leitura de base, estudo de ciências variadas e sobretudo respeito a uma proposta oferecida em forma de textos que podem ser verbais e não verbais sem, contudo, deixar transparecer explicitamente a própria opinião em frases do tipo: "eu acho", "eu penso". "na minha opinião"trazendo verbos na primeira pessoa do singular que por motivos éticos não devem prevalecer no gênero argumentativo.
A terceira e última parte do texto é a Conclusão e esta também não merece pouca atenção da nossa parte; deve-se encerrar com chave de ouro resolvendo com habilidade a questão (tese) apresentada na Introdução oferecendo, desta forma, uma solução que demonstre um caráter ético ( que não fira os direitos humanos) acima de tudo.
A terceira e última parte do texto é a Conclusão e esta também não merece pouca atenção da nossa parte; deve-se encerrar com chave de ouro resolvendo com habilidade a questão (tese) apresentada na Introdução oferecendo, desta forma, uma solução que demonstre um caráter ético ( que não fira os direitos humanos) acima de tudo.
E boa-sorte em suas avaliações e em sua vida, leiam bastante, discutam, participem de questões pertinentes à sociedade e tenham certeza de que essa sorte virá.
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Espero que tenham entendido, qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo. Vamos trabalhar estes textos em sala de aula. Leiam bastante as orientações e prestem bastante atenção para não ficarem assim na hora de fazer a redação para nota:
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