Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



22 de fev. de 2016

POSTAGEM AOS ALUNOS DA 8.ª 

SÉRIE A 

DA ESCOLA ESTADUAL PROFª 

ANÉSIA SINCORÁ 





Boa-tarde, alunos, sejam benvindos neste 

espaço que agora também lhes pertence, para

receber informações, explicações teóricas e 

interagir. 

Como puderam perceber na aula anterior, 

estamos iniciando o ano, trabalhando 

diferentes gêneros e tipos de textos, 

estudando suas características. Como 

daremos ênfase a texto de opinião e texto 

dissertativo-argumentativo, temos que saber 

escrevê- los, uma vez que merecem atenção, 

são muito  solicitados em avaliações externas.

Vejamos como defini-lo e as regras que 

seguem:



TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO


É aquele cuja criação é alcançada plenamente quando há um relativo domínio da leitura e da escrita, necessita de leitura de base para que se tenha conhecimento do tema (assunto) sobre o qual se vai escrever. Após a leitura, deve-se buscar uma linha de raciocínio sobre a matéria em questão procurando aspectos positivos, negativos sobre o tema versado. Além disso, não podemos nos esquecer de que precisamos ter à mão conhecimentos das diversas áreas de estudo.
A estrutura deste tipo de texto consiste em uma Introdução,chamada de tese, onde o assunto é lançado. Agora no início, não deve ser longa, procurem escrever três linhas aproximadamente.
Falemos agora a respeito do Desenvolvimento, o corpo do texto, talvez, a parte mais complexa que exige toda a sorte de informações possíveis aliadas a um questionamento e argumentação lógicos embasados na ética, redigidos em padrão formal de linguagem com clareza, objetividade e limpeza (obediência a mecanismos e convenções da escrita).Nesse ponto da redação, é que tomamos a consciência de quão importantes são todas as disciplinas do nosso currículo, visto que nele devemos depositar toda a sorte de informações de variadas ciências: artes, filosofia, geografia, história entre outras. Porém, esse gênero nos cobra muito mais do que apenas cultura, conhecimento; ele requer princípios ético-morais na solução da questão apresentada, argumentação, contestação entre outras ações. Tudo isso, aliado à uma correção gramatical impecável num padrão de linguagem que nos custa muito alcançar só através de muita leitura e treino em escrever.

Antes de tudo, como já citei, é necessário muita leitura de base, estudo de ciências variadas e sobretudo respeito a uma proposta oferecida em forma de textos que podem ser verbais e não verbais sem, contudo, deixar transparecer explicitamente a própria  opinião em frases do tipo: "eu acho", "eu penso". "na minha opinião"trazendo verbos na primeira pessoa do singular que por motivos éticos não devem prevalecer no gênero argumentativo. 
A terceira e última parte do texto é a Conclusão e esta também não merece pouca atenção da nossa parte; deve-se encerrar com chave de ouro resolvendo com habilidade a questão (tese) apresentada na Introdução oferecendo, desta forma, uma solução que demonstre um caráter ético ( que não fira os direitos humanos) acima de tudo.

E boa-sorte em suas avaliações e em sua vida, leiam bastante, discutam, participem de  questões pertinentes à sociedade e tenham certeza de que essa sorte virá.
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Espero que tenham entendido, qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo. Vamos trabalhar estes textos em sala de aula. Leiam bastante as orientações e prestem bastante atenção para não ficarem assim na hora de fazer a redação para nota:



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