Início de um novo ano. Março já desponta anunciando que é hora de despertar para o conhecimento e novas aquisições culturais. Dirijo-me a vocês, prezados alunos da Escola CEPAV ( Padre Vieira) para trocarmos experiências neste espaço que é nosso e que será usado, a partir deste momento, com a finalidade de esclarecer dúvidas, trocar ideias, postar comentários, enfim, interagir, como forma de desenvolvermos um bom ensino do nosso Inglês, de forma completa, contemplando todos os aspectos necessários a uma boa aprendizagem. Sejam muito benvindos!
Aspectos da linguagem oral
Certamente, quando aprendemos uma língua não devemos desprezar o aspecto oral ou seja, a fala, a pronúncia.
Na postagem de hoje, comentarei sobre dois fonemas, dois sons pronunciados em inglês e a sua zona de articulação.
Traduzindo, esses sons para serem produzidos necessitam dos órgãos do aparelho fonador: (representação na figura abaixo):
(fonte: www. google.com.br)
pulmões
traqueia
laringe
lábios
dentes
palato (céu da boca) duro
palato (céu da boca) mole
nariz
Clique no link abaixo disponível para visualizar o funcionamento do aparelho fonador:
Quando pronunciamos as palavras, sejam elas provenientes de qualquer língua, usamos o aparelho fonador para produzir os sons.
O que ocorre é que dependendo da língua que falamos esses posicionamentos da língua em relação aos dentes e a toda boca são diferentes.
Como explicado em sala de aula, os sons de d e t em língua portuguesa são produzidos com a língua posicionada atrás dos dentes da frente.
Tente reproduzir os sons das palavras abaixo e das respectivas sílabas:
tapete ta dedo de
Verificamos que, ao lermos esses sons, nossa língua posiciona-se atrás dos dentes, envolvendo a língua e os dentes, por esse motivo esses fonemas denominam-se linguodentais.
Porém, em inglês, esses sons são alveolares, isto é, o ponto de articulação está nos alvéolos, como o fonema l da palavra lado.
Verificaram que a língua se posicionou no início do céu da boca?
Então, ao pronunciarmos d e t em inglês a língua deve tocar o início do céu da boca, produzindo um pequeno chiado.
Temos símbolos para representar todos os sons que saem de nossa boca para falar uma língua.
Os símbolos que representam o T e o D do Inglês são respectivamente:
[t] e [d]
Esta representação simbólica que aparece nos dicionários de língua inglesa e constituem o Alfabeto Fonético Internacional, nos possibilitam pronunciar corretamente os sons, quando estudamos o ponto de articulação destes. Assim, no caso destes dois sons, eles são produzidos com a língua no início do céu da boca.
Por hoje é só, acompanhem as orientações que serão complementadas em sala de aula com exercícios orais para treinamento da pronúncia correta.
Foram utilizadas as seguintes fontes para elaboração dessa aula:
www.google.com.br
www.youtube.com.br
www. meuingles.com
www.aprenda inglessozinho.com.br
Espero que tenham aproveitado este conteúdo tão importante para a aprendizagem da língua inglesa. Obrigada pela atenção.
Qualquer comentário em relação a estas informações, será muito benvindo. Participe!
Laura - 3ºG
ResponderExcluirBoa tarde, professora Cristina
Eu quero lhe dizer que o seu blog será um grande instrumento para complementar todas as aulas e que essa troca entre professor e aluno é algo fascinante.
Querida aluna Laura:
ResponderExcluirAgradeço sua atenção e gentileza. Vc disse uma grande verdade; essa ferramenta chegou para melhorar muito a interação entre professor aluno oferecendo um tempo extra para esclarecer dúvidas e fornecer a possibilidade de uma aprendizagem mais completa.Seja muito benvinda e fique à vontade para participar, vc é muito importante para mim!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, Prof. Cristina, a senhora deu aula na minha sala o 1°D, e disse que era para entrar no seu Blog, e apertar num link, que tinha um vídeo sobre : A produção da voz, mas depois de ver o vídeo ter que fazer o que ?
ResponderExcluirObrigado, Giovanni Lopes 1°D
Olá, Giovanni, boa-noite! Você deve ler o texto todo desta postagem com atenção, clicar no link acima https://www.youtube.com/watch?V=Oe98Xmsf570, assisitir ao vídeo e depois copiar o conteúdo desta postagem ou imprimir, para ter em seu caderno, pois nas próximas aulas estaremos estudando a pronúncia destas palavras, OK? Continue participando, sua dúvida é muito importante, se ainda não entendeu, torne a entrar em contato! Obrigada pela atenção.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde, Prof. Cristina, obrigado por tirar minha dúvida.
ResponderExcluirSempre que precisar, você é muito benvindo!
ResponderExcluirOlá, Prof Cristina ,obrigado!.Agora sei como se emite a fala
ResponderExcluirÉ, Jhoel, devagarzinho vamos aprendendo uma língua, agora falta praticar em classe esses sons muitas vezes, é preciso treino, muito obrigada pela sua participação. vá acompanhando as orientações desse blog.Seja bem-vindo!
ResponderExcluirola prof cristina gostei muito do seu blog e as informações muito interessantes vai me ajudar muito 2ºF Vinicius
ResponderExcluirOla Professora, sou a Ana Paula do 2F, essa postagem é exatamente o que a Sra. passou em aula, me ajudou bastante a tirar as dúvidas, obrigada :)
ResponderExcluirOlá, Vinicius e Ana Paula, obrigada pela visita, sejam sempre muito benvindos, espero que os tenha ajudado.
ResponderExcluirOlá professora, sou a Juliana do 2ºF e essa postagem ajudou bastante para complementar o que a senhora nos ensinou em sala de aula. Thanks! x
ResponderExcluirAgradeço a sua visita Juliana. Você será sempre benvinda nesse espaço que agora é seu para esclarecimento de qualquer dúvida ou comentário, abs.
ResponderExcluir