Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



25 de nov. de 2014

CAROS ALUNOS: PROSSIGO COM A VERIFICAÇÃO DAS QUESTÕES 3, 4 E 5 DO PROJETO P.A.A (PROJETO DE APOIO À A- PRENDIZAGEM)


 A questão 3 diz respeito ao texto descritivo, e para quem atentou bem para o enunciado vocês teriam que analisar as frases e classificá-las como falsas ou verdadeiras, para isso colocando as letras V (verdadeiro) e F (falso) respectivamente. Vejamos o enunciado, muitos não lhe deram atenção e assinalaram um x nos parênteses:

3. Coloque nos parênteses, V para verdadeiro e F para falso.
Quanto ao texto descritivo podemos afirmar que:

a) é um texto do tipo literário que usa linguagem formal, culta. (v)
b) ele consta sempre em um texto narrativo, para dar uma imagem da cena e dos personagens ali presentes. ( v  )
c) seja um texto técnico que usa linguagem informal. (  f  )
d) é um texto que narra um fato, um episódio qualquer. (  f )
e) para se fazer uma boa descrição, é preciso ser bom observador.(   v)

CONSIDERAÇÕES SOBRE ESSA QUESTÃO:

Em primeiro lugar deve-se sempre reler o enunciado (quanto ao texto descritivo podemos afirmar que) e tentar relacioná-lo com as afirmações

A primeira frase (a) é verdadeira porque o texto descritivo é ficcional, criado por um autor sobre um tema e necessita de linguagem padrão da norma culta, como explicitado em aula.

A segunda frase (b) também é verdadeira, uma vez que a descrição está sempre presente em textos narrativos (onde se contam episódios) e a descrição entra para dar um colorido caracterizando cenas e personagens, conforme visto em sala.

A terceira frase (c) é falsa uma vez que não podemos afirmar que o texto descritivo seja texto técnico (embora precisemos usar técnicas para construí-lo)  e que use linguagem do dia a dia(informal) dois absurdos.
Ainda a respeito, texto técnico é aquele tipo de texto também conhecido como oficial, que vocês já aprenderam em Requerimento, lembram-se?

A quarta frase (d) também é falsa, pois não se pode afirmar que texto descritivo narre um fato, essa é uma característica do texto narrativo.

A quinta frase (e) é verdadeira, pois para fazermos uma boa descrição é preciso ser um bom observador.

A questão 4 diz  respeito aos mecanismos da linguagem e das classes de palavras sobre os adjetivos e locuções adjetivas  usados na caracterização dos elementos de uma cena e teriam que completar a frase abaixo:

Os adjetivos e locuções adjetivas servem para.........aos elementos que compõem a cena.

A resposta correta seria completada pela frase dar características, dar atributos  como muitos responderam.

Essa questão dos adjetivos, locuções e orações  adjetivas foi vista e revista através de exercícios com textos e sua desmontagem e montagem.


A questão 5 era a criação de um texto descritivo propriamente dito através da observação de uma gravura, conforme havia sido treinado em sala de aula. E o enunciado pedia a construção de um banco de dados descritivo e a montagem do respectivo texto.Exibo abaixo um exemplo de como poderia ter sido feito, ressaltando que muitos produziram belos textos.
Era essa a imagem da prova retirada do site:www.googleimage.com.br



Construindo o banco de dados


SUBSTANTIVOS
ADJETIVOS
LOCALIZAÇÃO
OUTROS RECURSOS
Duas cachoeiras
Límpidas, transparentes
brotam do meio das rochas, no seio de uma mata intocada
 verdadeiro cristal líquido,  cuja pureza ainda não foi maculada pelas mãos do homem
O rio
Verde escuro, calmo e silencioso

Segue seu rumo e acolhe as águas das cascatas que vêm do alto e deixa à mostra, as pedras do fundo
O verde
 Intenso e monocromático
Presente ao redor
Enche os olhos e transmite paz
O lugar
Mudo, calado
Distante de tudo
Mostra-se como um templo sagrado da natureza

MONTAGEM DO TEXTO

Paraíso perdido


Duas cachoeiras límpidas,  transparentes brotam do meio das rochas, no seio de uma mata intocada, verdadeiro cristal líquido cuja pureza ainda não foi maculada pelas mãos do homem.
Seguindo seu rumo, verde- escuro, calmo e silencioso,  o rio acolhe as águas das cascatas que vêm do alto, e deixa à mostra, as pedras ao fundo.
O verde intenso e monocromático presente ao redor, enche os olhos e transmite paz.
O lugar mudo, calado, distante de tudo, mostra-se como um templo sagrado da natureza.


E aqui foi uma pequena amostra do texto descritivo que foi solicitado, acredito que tenham aprendido a técnica das frases nominais, inversão de frase e construção criteriosa de um banco de dados. Pelo que pude ver e corrigi, a maioria se saiu muito bem. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides