Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



12 de ago. de 2014

Eis-me aqui novamente para postar a matéria da última aula do projeto: Técnicas de redação.

Passemos agora à redação literária como já explicitado, um texto que depende da criação de um autor ao desenvolver um tema em determinado gênero.
Se no texto oficial não pode haver ficção e o vocabulário é técnico e padrão, na literária a criatividade e a variação do vocabulário é essencial para caracterizar um bom texto. 

1- O GÊNERO DESCRITIVO


Esse será o primeiro gênero a ser explorado por esse projeto em matéria de texto literário.
É uma forma de representar com palavras aquilo que vemos e podemos caracterizar cenas, objetos, pessoas, paisagens etc. de uma maneira própria.
O gênero descritivo não existe isoladamente, porém está inserido no processo narrativo quando precisamos caracterizar o espaço (lugar onde se passa a cena do episódio que vamos contar), ou pessoas (personagens), cenas e objetos.
Para descrever bem, é preciso, antes de tudo, ser um observador, criterioso na escolha dos adjetivos e locuções para caracterizar os nomes; advérbios, preposições ou locuções para localizá-los na cena, bem como fazer deduções, ter imagens estéticas belas para criar um estilo.
O mais importante é levantar todas as informações a respeito daquilo que está sendo descrito. E como técnica e amadurecimento daquele que descreve devem ser evitados os verbos de estado (ser, estar, parecer, ficar etc) se a cena descrita é estática (sem movimento).
Para aguçar e  facilitar a observação, propõe-se a construção do seguinte quadro para levantamento dos dados:

Descreveremos o quadro Tarde em Toulon, já discutido em classe, de João Batista Castagneto ( imagem abaixo)








Toulon- França 1893.



SUBSTANTIVOS
ADJETIVOS
LOCALIZAÇÕES
IMAGENS
O quadro Tarde em
Toulon
impressionista,
de João Batista
Castagneto
Mostra uma típica paisagem
à beira-mar
Três barcos
de passageiros
Ancorados em dia-
gonal, junto à praia
Provavelmente aguardam
a hora da partida
O maior deles
desbotado e gasto
pelo tempo
Preso à margem por uma
escora de madeira
Exibe fracas tonalidades de
branco e cinza
Uma lona
Velha, ocre
Jogada sobre o mastro
 protege do sol as pessoas no
seu interior
A embarcação
Menor
à direita do observador 
deixa à mostra apenas um
pedaço da proa e da vela
Outro bote
De tamanho médio,
 com o remo roçando
as águas
traz a alva vela eriçada com jeito
 de que vai partir
Os ocupantes
Poucos e tranqüilos
sentados
parecem conversar entre si
O vigor das pincela-
das
Deixadas propositalmen-
te pelo artista
No óleo sobre tela
tanto na areia, como no
mar
Sugerem a ideia de movimento
O céu
Alvacento e nublado
Mais ao longe
Não se distingue do oceano























Na montagem do texto, as frases são copiadas sem o acréscimo de novas palavras ou verbos de estado, sendo que sua estrutura pode ser iniciada por qualquer uma das partes do quadro acima.
Aliás, devemos variar seu início a cada nova frase, como veremos na montagem.

MONTAGEM DO TEXTO

O quadro impressionista Tarde em Toulon de João Batista Castagneto mostra uma típica paisagem beira-mar. Ancorados em diagonal junto a praia, três barcos de passageiros provavelmente aguardam a hora da partida. O maior deles desbotado e gasto pelo tempo, preso à margem por uma escora de madeira, exibe fracas tonalidades de branco e cinza.Jogada sobre o mastro, uma lona velha, ocre protege do sol as pessoas no seu interior, enquanto que a embarcação menor à direita do observador, deixa à mostra apenas um pedaço da proa e da vela. Outro bote de tamanho médio com o remo roçando as águas traz a vela eriçada com um jeito de que vai partir. Sentados, os poucos e tranquilos ocupantes parecem conversar entre si. O vigor das pinceladas deixadas propositalmente pelo artista no óleo sobre tela, sugerem a ideia de movimento, tanto na areia como no mar. Mais ao longe, o céu alvacento e nublado não se distingue do oceano.
  

E, assim, podemos descrever de forma mais criteriosa e madura qualquer cena deste tipo. Espero que tenham gostado.







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides