Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



8 de mai. de 2014

Boa-noite, alunos do EJA da Escola Estadual Casimiro de Abreu:


Abaixo, posto a última aula de redação a respeito de projeto de criação de texto dissertativo-argumentativo no aspecto de construção de tese (introdução). Podem imprimir  para estudo, pois breve estarão fazendo a dissertação do 2º bimestre.Caso não tenham ainda o texto sobre A traição sob a ótica do Direito Positivo brasileiro, texto trabalhado em classe, leiam abaixo na postagem do dia 25-04 para que sirva de base para construção do seu texto. Obrigada.


TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (FORMAS DE INTRODUÇÃO –TESE)

 

Início por questionamento



Seria a traição uma falha de caráter que acompanha uma parcela da personalidade humana ou um fator genético, uma predisposição à falta de amizade, amor, sinceridade?


Falha na Educação gera violência


Como não perceber que a nossa sociedade decai em seu nível intelectual, cultural e social a cada momento? Basta observar por um dia os noticiários na mídia massiva e o que acontece a nossa volta para analisar e concluir sobre o motivo de tamanha degradação ético-moral.


Sistema doente

A questão que não deve se calar é: Como pode um sistema de saúde ser tão travado, sem praticidade alguma que pouco favorece a população que dele precisa?

Início por enumeração

Judas Iscariotes, Dalila, Helena de Troia, e mais recentemente Joaquim Silvério dos Reis são exemplos de tirânicas delações que causaram a morte e a destruição daqueles que lutavam por um ideal, objetivando mudanças relevantes no rumo da História da Humanidade.

 

Trabalho que destrói...

Muitas teorias e definições sobre o trabalho do homem e sua transformação na natureza já foram elaboradas por diferentes autores e pensadores, cabe a nós, cidadãos conscientes de cada lugar aprendermos com elas e aplicá-las na prática.

Início por conceituação


Causa infalível de desgraça e morte,apresentando-se como um desvio de personalidade ou vício de caráter são características que podem definir o ato da traição contra um amigo ou alguém que desenvolva projetos de mudança na sociedade.

SACRIFÍCIO INÚTIL



A repressão e a visão unilateralista do mundo imposta pelo teocentrismo agravada pela anulação da liberdade da vida humana causaram períodos inócuos no seu desenvolvimento no campo das ciências e do conhecimento.

Início pelas conseqüências


Quantas mudanças positivas, quantos planos que proporcionariam mudanças substantivas na nossa vida em sociedade foram abortados no decorrer da História da Humanidade, pela inconseqüência, ambição e insanidade de materialistas antiéticos que revelam comportamento egocêntrico visando apenas o próprio bem-estar.


Discriminação ou Contravenção?


Inacreditáveis e inaceitáveis as decisões que se tomam nesse país em relação à segurança em locais públicos e do cidadão pagador de impostos, que se vê totalmente abandonado, à mercê de marginais e contraventores sem nenhuma garantia ou qualidade de vida...
Os famigerados rolezinhos, eufemismo criminoso para denominar a invasão da tranqüilidade social que já se delineia como nova tática para obter dinheiro sem esforço, por incrível que pareça, está tendo cobertura legal que parece virar o jogo, rotulando como discriminação racial e social a decisão dos shoppings de proibir esses encontros “inocentes” de jovens de “bem”.



Início por reiteração


Essa tem sido uma atitude bastante criticada,porém ocorrente entre todos os setores da sociedade, um vício de caráter que tem destruído muitos planos e consequentemente impedido mudanças significativas e necessárias na administração da vida humana: a traição.


ESCRAVIDÃO DO NOSSO SÉCULO 



Muitos textos já versaram sobre esse assunto, porém ele não se esgota num momento em que o homem, um simples animal racional, deixa de conscientizar-se sobre a sua animalidade para ficcionar-se e perder-se em fantasias procurando se identificar com personagens criados pelos artifícios dos meios de comunicação massivos tornando-o um escravo em potencial.

Início por reflexão filosófica




BESTA-FERA DO APOCALIPSE?

Parece que a crueldade tomou conta dos habitantes desse planeta.Uma brutalização demoníaca toma conta de alguns seres, o que torna impossível a acepção de humanos a criaturas totalmente insensíveis e sem coração.

"É melhor prevenir do que remediar"


O conhecido ditado popular expresso acima se encaixa perfeitamente numa questão bastante polêmica que envolve em sua trama principalmente adolescentes e até mesmo crianças brasileiras e de muitos outros países. Trata-se de um problema de administração pública, diga-se de passagem, uma vez que estas pessoas consumidas pelo vício de há muito deixaram seus lares e hoje, apenas têm as ruas e sarjetas da cidade para acolhê-los. Para usuários de drogas, não há mais noção do perigo, para quem observa ao passar pelas ruas ou cracolândias da vida a visão é deprimente e causa tremendo mal-estar ao perceber a degradação humana a que um homem pode chegar.


Início por definição etimológica

Tradere é etimologicamente a origem da palavra traição que em tempos remotos já significou ensinamento, perdendo sua essência para significar perfídia, infidelidade, emboscada.



A ética no século XXI


Se buscarmos informações sobre o significado deste vocábulo, certamente encontraremos com facilidade em dicionários e enciclopédias e num rápido clicar saberemos que a palavra provém do grego ethos (modo de ser, caráter), é um ramo da filosofia cuja finalidade é estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade, basicamente na questão de relacionamento.

 

Início por explicitação


A traição, sentimento menor presente em algumas personalidades viciosas, é geradora de destruição e morte àqueles que são agentes e solidários na vida social.

Cinema brasileiro, suas histórias, seus heróis


A produção cinematográfica considerada como a sétima arte oferece oportunidades inúmeras de criação de um mundo ficcional que como dizem, pode imitar a vida. À frente de uma tela, seja do cinema, da televisão ou de um ecrã de computador, milhares de seres emocionam-se com as cenas apresentadas, chegando facilmente do riso às lágrimas.

 A visualização completa dos textos poderá ser feita no meu outro blog cujo link segue abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides