Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



22 de fev. de 2016

AOS ALUNOS DO 6º ANO A E B DA ESCOLA ESTADUAL PROFª ANÉSIA SINCORÁ (INGLÊS)

Olá, alunos. Benvindos a este espaço que agora também é seu. Aqui vou passar muitas informações, complementar assuntos vistos na classe e vocês podem interagir online, postando dúvidas e comentários.
Como estamos aprendendo a rotina de datas e aprendendo estações do ano e caracterização dos dias, posto aqui os numerais cardinais e seus respectivos ordinais até 31.


Cardinal numbers
Ordinal numbers
Short form (Abreviaturas)
One        -    1
first
1st
Two       -     2
second
2nd
Three    -     3
third
3rd
Four      -    4
fourth
4th
Five       -    5
fifth
5th
Six         -    6
sixth
6th
Seven   -    7
seventh
7th
Eight     -   8
eighth
8th
Nine     -   9
ninth
9th
Ten      -  10
tenth
10th
Eleven -  11
eleventh
11th
Twelve-  12
twelfth
12th
Thirteen- 13
thirteenth
13th
Fourteen- 14
fourteenth
14th
Fifteen  -  15
fifteenth
15th
Sixteen  - 16
sixteenth
16th
Seventeen-17
seventeenth
17th
Eighteen   -  18
eighteenth
18th
Nineteen  -  19
nineteenth
19th
Twenty     -  20
twentieth
20th
Twenty- one – 21
twenty-first
21th
Twenty- two  - 22
twenty-second
22nd
Twenty-three -23
twenty-third
23rd
Twenty- four  -24
twenty-fourth
24th
Twenty-five   - 25
twenty- fifth
25th
Twenty-six    - 26
twenty-sixth
26th
Twenty-seven -27
twenty-seventh
27th
Twenty-eight  -28
twenty-eighth
28th
Twenty-nine  -29
twenty-ninth
29th
Thirty            - 30
thirtieth
30th
Thirty-one   -  31
Thirty-first
31st


Lembrem-se: os números cardinais representam quantidade: 
Ex: 

Three apples = 

Já os numerais ordinais representam ordem, colocação.
Ex: primeiro (1º), segundo (2º), terceiro (3º), quarto (4º)

Em inglês first (1st) garota de pink
Second (2nd) garota de amarelo
Third (3rd) garoto de verde
Fourth (4th) garota de vermelho

Por hoje é só. Se puderem imprimir a página desta postagem, será muito bom como forma de pesquisa na sala de aula. Até mais!

POSTAGEM AOS ALUNOS DA 8.ª 

SÉRIE A 

DA ESCOLA ESTADUAL PROFª 

ANÉSIA SINCORÁ 





Boa-tarde, alunos, sejam bem-vindos neste 

espaço que agora também lhes pertence, para

receber informações, explicações teóricas e 

interagir. 

Como puderam perceber na aula anterior, 

estamos iniciando o ano, trabalhando 

diferentes gêneros e tipos de textos, 

estudando suas características. Como 

daremos ênfase a texto de opinião e texto 

dissertativo-argumentativo, temos que saber 

escrevê- los, uma vez que merecem atenção, 

são muito  solicitados em avaliações externas.

Vejamos como defini-lo e as regras que 

seguem:



TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO


É aquele cuja criação é alcançada plenamente quando há um relativo domínio da leitura e da escrita, necessita de leitura de base para que se tenha conhecimento do tema (assunto) sobre o qual se vai escrever. Após a leitura, deve-se buscar uma linha de raciocínio sobre a matéria em questão procurando aspectos positivos, negativos sobre o tema versado. Além disso, não podemos nos esquecer de que precisamos ter à mão conhecimentos das diversas áreas de estudo.
A estrutura deste tipo de texto consiste em uma Introdução,chamada de tese, onde o assunto é lançado. Agora no início, não deve ser longa, procurem escrever três linhas aproximadamente.
Falemos agora a respeito do Desenvolvimento, o corpo do texto, talvez, a parte mais complexa que exige toda a sorte de informações possíveis aliadas a um questionamento e argumentação lógicos embasados na ética, redigidos em padrão formal de linguagem com clareza, objetividade e limpeza (obediência a mecanismos e convenções da escrita).Nesse ponto da redação, é que tomamos a consciência de quão importantes são todas as disciplinas do nosso currículo, visto que nele devemos depositar toda a sorte de informações de variadas ciências: artes, filosofia, geografia, história entre outras. Porém, esse gênero nos cobra muito mais do que apenas cultura, conhecimento; ele requer princípios ético-morais na solução da questão apresentada, argumentação, contestação entre outras ações. Tudo isso, aliado à uma correção gramatical impecável num padrão de linguagem que nos custa muito alcançar só através de muita leitura e treino em escrever.

Antes de tudo, como já citei, é necessário muita leitura de base, estudo de ciências variadas e sobretudo respeito a uma proposta oferecida em forma de textos que podem ser verbais e não verbais sem, contudo, deixar transparecer explicitamente a própria  opinião em frases do tipo: "eu acho", "eu penso". "na minha opinião"trazendo verbos na primeira pessoa do singular que por motivos éticos não devem prevalecer no gênero argumentativo. 
A terceira e última parte do texto é a Conclusão e esta também não merece pouca atenção da nossa parte; deve-se encerrar com chave de ouro resolvendo com habilidade a questão (tese) apresentada na Introdução oferecendo, desta forma, uma solução que demonstre um caráter ético ( que não fira os direitos humanos) acima de tudo.

E boa-sorte em suas avaliações e em sua vida, leiam bastante, discutam, participem de  questões pertinentes à sociedade e tenham certeza de que essa sorte virá.
..................................................................................................................................

Espero que tenham entendido, qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo. Vamos trabalhar estes textos em sala de aula. Leiam bastante as orientações e prestem bastante atenção para não ficarem assim na hora de fazer a redação para nota:



30 de nov. de 2015



Uma mensagem de Natal



Sinto o cheiro de festas no ar. Tenho certeza de que vocês também, meus caros alunos. Estamos muito próximos do Natal, festa sublime que toca todos os corações, mesmo aqueles mais resistentes. Ficamos mais vulneráveis, sensíveis e reflexivos e isso é muito bom; é um prenúncio de que temos uma alma dentro de cada um de nós.
Para mim, que no próximo ano não estarei junto a vocês, esta separação será marcante; afinal convivemos diariamente como uma grande família, que compartilha, discute, briga, mas almeja o mesmo ideal: o desenvolvimento intelectual e afetivo. 
Neste momento, deixo de lado, as postagens específicas de lições na área de línguas para passar-lhes uma importante mensagem:
A escolha da profissão de professor é uma coisa sublime, cuja realização não se encontra no dinheiro, ascensão social ou até mesmo prestígio. Essa realização é obtida através do sucesso dos discípulos, da educação ético-moral e intelectual que teimamos em desenvolver... Se conseguimos não sei, mas havemos de persistir enquanto formos chamados de "professores." 
Escola vazia, solitária, já começa a sentir sua ausência. Não lhes digo adeus, porque essa palavra é muito pesada e, nesta Terra, até as pedras se encontram, como já ouviram falar. 
Que suas vidas sejam repletas de flores e belas festas e que a lembrança da nossa convivência seja eterna e imortal. Espero que as lições passadas sejam relevantes para sua vida pessoal  e profissional futura. 
Que as contribuições compartilhadas sejam significantes e que possam auxiliá-los de alguma forma no dia em que tiverem seus próprios filhos. e, não se esqueçam: este espaço continua sendo de vocês, podem usá-lo quando quiserem para tirar dúvidas e pedir esclarecimentos.
Um bom Natal a todos, e um excelente novo ano, cheio de felicidades e sucesso!

5 de nov. de 2015








Bom-dia, alunos do CEPAV. Listo abaixo algumas possibilidades de trabalhos a serem realizados e entregues até o dia 20-11, aproximadamente, com o objetivo de compensação de ausências, dirigidos àqueles alunos que possuem excesso de faltas. Lembro que esses trabalhos devem ser escolhidos entre as listas abaixo de acordo com a série e matéria. Não se esqueçam de citar as fontes de pesquisa e identificar devidamente o seu trabalho. 



1ªs séries A,C,D, E: Inglês


a) Pesquisa sobre as principais preposições em inglês.


b) Verbos regulares e irregulares em inglês. 


c) Programa Jovens Embaixadores - Pesquisa sobre a importância desse projeto. 


2ª série F: Inglês 



a) Pesquisa sobre palavras em inglês formadas por prefixação, sufixação. 

b) Fazer uma resenha crítica sobre um filme (escrita em inglês).


c) Pesquisar quais as principais diferenças entre resenha e sinopse. 


3ª série F e G: Inglês 


a) Pesquisa de um texto que contenha adjetivos nos graus comparativo e superlativo explicando seus tipos.


b) Apresentar uma reflexão sobre voluntariado com base em um trabalho relevante deste tipo, encontrado através de pesquisa.


c) Fazer uma pesquisa sobre Country Music dos Estados Unidos.

2ªs séries A e B: Língua Portuguesa



a) Pesquisa sobre o Modo Imperativo dos verbos em geral; formação, tipos,uso e conjugação.

b) O texto dissertativo-argumentativo e os temas da atualidade mais utilizados em concursos e vestibulares.

Por favor, entrar em contato comigo na aula antes de iniciar o trabalho para verificar a quantidade desses trabalhos a serem realizados, isso depende do número de ausências a serem compensadas.
Agradeço a atenção.

26 de out. de 2015


Halloween - Aos 1ºs anos A, C, D, E, ao 2º F e 3ºs anos F e G




Prezados alunos:
Outro aspecto cultural dos Estados Unidos diz respeito ao dia 31 de outubro, data em que comemoram mais uma festa bastante divulgada mundialmente, o Halloween ou Dia das Bruxas.
Tendo em vista que não será possível a realização desta atividade na aula de inglês, uma vez que a data cai num sábado, proponho que realizemos as atividades abaixo para a próxima 4ª feira, dia 28-10, lembrando que a participação não é obrigatória, porém valerá como nota adicional de participação na disciplina Inglês.

Resumo das atividades a serem desenvolvidas:

1-   Pesquisa sobre a data, sua origem, descrição do feriado no país e suas principais características.
2-   Pesquisa sobre a origem dos personagens que compõem a festa de Halloween.
3-   Criar fantasias simplesmente improvisadas para a aula de 4ª feira (dia 28-10)
4-   Ensaiar uma música de Halloween para apresentar na 4ª feira (28-10)
5-   Criar elementos decorativos para a sala de aula:



    a)  Gatos pretos
    b)  Teias de aranha
    c)  Maquetes pequenas de cemitério.
    d)  Abóboras
    e)  Bruxas e vassouras
    f)    Fantasmas
    g)  Maçãs
    h)  Caldeirões de bruxaria
    i)    Morcegos Aranhas
    j)    Vampiros



Os trabalhos referidos acima devem ser feitos em papel cartão ou outro material conforme a sua criatividade para serem espalhados pela classe, pendurados como móbiles (com barbante). Todos eles devem ter a legenda em inglês e podem ser feitos em equipe de até quatro pessoas.
Se quiserem representar, podem realizar uma pequena peça de teatro sobre o assunto.
OBS:

Por motivos de sustentabilidade ecológica, não utilizar isopor como material de confecção das peças de decoração da sala e não agredir o meio ambiente das salas e dependências da escola, visando a conservação do prédio. Obrigada pela atenção.

12 de out. de 2015

Aos alunos do 3ºs anos do Ensino Médio


Aproximam-se as avaliações externas bastante significativas para aqueles que cursam o último ano do Ensino Médio, etapa de formação acadêmica que representa o término de todo um ciclo de estudos realizados pelos alunos como forma básica para o ingresso em uma faculdade ou continuidade de estudos.
O que tenho a lhes dizer além de desejar tranquilidade e sucesso nesta hora, é que reforcem sua atenção na interpretação dos textos contidos na prova na forma de enunciados das questões e de próprios textos de referência e base para resolução dos problemas.
Quanto à redação, é preciso muita reflexão, elaboração de rascunho e somente após muita argumentação feita sobre o tema solicitado é que passem para a etapa final de entrega do texto pronto.
Aqui mesmo, neste blog, há matéria sobre o texto dissertativo-argumentativo, é só pesquisar na barra à direita do blog. E no outro blog em que escrevo, há vários textos deste tipo sobre temas diversos. É só clicar no link abaixo:
Detendo-me agora na matéria Língua Inglesa, revendo as provas do ENEM de outros anos, verificamos que os textos são variados, tal qual como sempre acontece na área de Linguagens e Códigos.
Por exemplo, no ano de 2013, os textos foram: tirinhas de quadrinhos do personagem Calvin; um texto injuntivo ou prescritivo do United Nations sobre a Inclusão Cultural; texto informativo da Revista National Geographic e um texto sobre Steve Jobs das Seleções (Reader’s Digest). Na verdade, os textos informativos e injuntivos retirados de revistas organizações internacionais cobram do aluno que ele conheça questões relacionadas à atualidade, portanto devemos estar bem informados nessas questões. Você pode visualizar esta prova e as  dos demais  anos anteriores através do link:


Para maior tranqüilidade, apenas os textos estão escritos em inglês, as perguntas em forma de questões de múltipla escolha vêm em língua portuguesa, lembrando que o aluno tem que depreender dos textos o seu tema principal e  objetivo, geralmente, uma posição crítica  se espera na interpretação feita.
Quanto às alternativas, algumas confundem, mas observando bem e raciocinando coerentemente, chega-se à conclusão mais acertada. Por exemplo, no caso das tirinhas, o aluno deve concluir que o diálogo se passa entre pai e filho e que haveria apenas duas alternativas em que deveria se concentrar: a letra c e  e.  As demais seriam inconsistentes. Ficando entre duas, analise qual delas é a melhor opção e no caso, a alternativa c seria a mais completa, pois no final, no último balão, Calvin conclui que os diálogos com o pai nunca terminam onde ele supõe que terminassem como afirma a alternativa:

c) comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.

Para encerrar, aconselho que não deixem de revisitar estas provas anteriores nas  páginas da internet como forma de pesquisa e estudo, pois podem fornecer subsídios para um bom desempenho nesta prova.
Boa-sorte!


pontuação aula slides