Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



12 de out. de 2015

Aos alunos do 3ºs anos do Ensino Médio


Aproximam-se as avaliações externas bastante significativas para aqueles que cursam o último ano do Ensino Médio, etapa de formação acadêmica que representa o término de todo um ciclo de estudos realizados pelos alunos como forma básica para o ingresso em uma faculdade ou continuidade de estudos.
O que tenho a lhes dizer além de desejar tranquilidade e sucesso nesta hora, é que reforcem sua atenção na interpretação dos textos contidos na prova na forma de enunciados das questões e de próprios textos de referência e base para resolução dos problemas.
Quanto à redação, é preciso muita reflexão, elaboração de rascunho e somente após muita argumentação feita sobre o tema solicitado é que passem para a etapa final de entrega do texto pronto.
Aqui mesmo, neste blog, há matéria sobre o texto dissertativo-argumentativo, é só pesquisar na barra à direita do blog. E no outro blog em que escrevo, há vários textos deste tipo sobre temas diversos. É só clicar no link abaixo:
Detendo-me agora na matéria Língua Inglesa, revendo as provas do ENEM de outros anos, verificamos que os textos são variados, tal qual como sempre acontece na área de Linguagens e Códigos.
Por exemplo, no ano de 2013, os textos foram: tirinhas de quadrinhos do personagem Calvin; um texto injuntivo ou prescritivo do United Nations sobre a Inclusão Cultural; texto informativo da Revista National Geographic e um texto sobre Steve Jobs das Seleções (Reader’s Digest). Na verdade, os textos informativos e injuntivos retirados de revistas organizações internacionais cobram do aluno que ele conheça questões relacionadas à atualidade, portanto devemos estar bem informados nessas questões. Você pode visualizar esta prova e as  dos demais  anos anteriores através do link:


Para maior tranqüilidade, apenas os textos estão escritos em inglês, as perguntas em forma de questões de múltipla escolha vêm em língua portuguesa, lembrando que o aluno tem que depreender dos textos o seu tema principal e  objetivo, geralmente, uma posição crítica  se espera na interpretação feita.
Quanto às alternativas, algumas confundem, mas observando bem e raciocinando coerentemente, chega-se à conclusão mais acertada. Por exemplo, no caso das tirinhas, o aluno deve concluir que o diálogo se passa entre pai e filho e que haveria apenas duas alternativas em que deveria se concentrar: a letra c e  e.  As demais seriam inconsistentes. Ficando entre duas, analise qual delas é a melhor opção e no caso, a alternativa c seria a mais completa, pois no final, no último balão, Calvin conclui que os diálogos com o pai nunca terminam onde ele supõe que terminassem como afirma a alternativa:

c) comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.

Para encerrar, aconselho que não deixem de revisitar estas provas anteriores nas  páginas da internet como forma de pesquisa e estudo, pois podem fornecer subsídios para um bom desempenho nesta prova.
Boa-sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides