Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



31 de ago. de 2020

 Be wellcome, students of English 1st  and 9th grade: 

Sejam bem-vindos, alunos de Inglês 1ªs séries e 9ºs anos:


Ilustración de Elementos De Back To School Design Colorido Vector Doodle  Dibujo Animado Conjunto y más Vectores Libres de Derechos de Acontecimiento  - iStock

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Sosseguem que não vou falar só em inglês! Apenas a frase de boas-vindas! 

Incluí neste assunto  as duas séries: 1ªs do Ensino Médio e 9ºs anos do Ensino Fundamental, anos finais. O motivo para isto é que a próxima atividade a ser postada fará uma revisão, um reforço e recuperação dos conteúdos do 1º semestre. 

O objetivo desta postagem é esclarecer como responder as atividades, compreender os enunciados que aparecem em inglês, responder perguntas em inglês. Por isso, quando iniciarem uma atividade ou teste será obrigatório entender o que está sendo pedido no enunciado, fazer tradução, usar o dicionário e em último caso, se não entender perguntar ao professor no chat do Google Sala de aula ou qualquer outro recurso que posto mais abaixo. 

Aqueles que não têm acesso à internet, quando pegarem a atividade impressa e não compreenderem, devem entrar em contato com a escola, solicitar um meio de conversar com o professor; deve haver esse interesse para que haja aprendizagem. Deste ponto em diante, cada série, por favor, leia apenas o da sua sala: 

1ªs séries - Ensino Médio: 

Assunto abordados até o momento: interpretação de texto do gênero página de internet - orientação sobre um concurso para combater o bullying.

Vocês já fizeram atividades sobre isso. Deve ficar claro que o texto Superhero Comic Contest tem o objetivo de expor um concurso que a Unicef lançou para trabalhar o tema bullying, que acontece muito na vida das pessoas.  O público-alvo eram alunos e de modo geral, adolescentes, estudantes. Foi apresentada a vencedora do concurso, a menina da Indonésia, Riska. E foi lançado um concurso de desenhos de super heróis em que poucas pessoas participaram. O que deve ficar claro nesse sentido é que aquilo que conhecemos como super herói não corresponde aos verdadeiros heróis que salvam vidas, ajudam as pessoas de alguma forma na vida real. Vocês serão indagados sobre as características de  um super herói e de um super herói humano. Da mesma forma, quais os valores que envolvem uma campanha como esta da  UNICEF serão solicitados. Ainda nesse tema, o filme Patch Adams, com o ator Robin Williams, deve ser pesquisado para que se estabeleça uma relação entre o filme e qual a relação do personagem e a campanha da UNICEF.

No segundo tema serão abordados: E-waste (lixo eletrônico) e Orbital Debris (Lixo Orbital) ou Space Junk (lixo espacial). Esses assuntos são importantíssimos, da área científica, dizem respeito a toda a humanidade, uma vez que prejudicam a vida da Terra.

Uma das atividades é um diagrama. Um tipo de gráfico em um quadro que está representado num segundo quadro que contém a tradução de uma frase sobre o tema. Para responder, é só seguir o mesmo movimento das linhas do primeiro quadro no segundo, e encontrarão a frase em português. 

Há questionamentos sobre tipos de E-waste (lixo eletrônico) e seu descarte irregular na natureza; elementos tóxicos que compõem um celular. Ainda será solicitada uma reflexão e entendimento das palavras em inglês que indicam e diferenciam o que é E-waste (lixo eletrônico) e Orbital Debris (Lixo orbital). Entre essas atividades há aquelas de se colocar nos parênteses (in the brackets) T para true(verdadeiro) e F para falso (false). 

Para terminar, haverá um questionamento sobre recursos energéticos (energy sources) de variados tipos, com ilustrações, em que vocês devem identificar esses tipos de energia usados no mundo em que vivemos e quais os elementos que cada um deles usa, por exemplo: uma torradeira utiliza a eletricidade para que possa funcionar. Portanto, tenham bastante atenção ao realizar a próxima atividade que será postada na próxima semana.

9ºs anos

O primeiro tema a ser abordado na postagem da próxima semana, fala sobre os fontes de energia (Energy sources), que vem sendo trabalhado com insistência e aprofundamento. Trata-se de assunto importante da área de geografia (ocupação do espaço físico da Terra) e sáude do homem e do meio ambiente. 

Na atividade, vocês devem saber qual o gênero do texto. Não se esqueçam de que há uma postagem mais abaixo sobre textos não verbais e verbais. Pesquisem lá antes de responder a primeira atividade. 

Importante também reconhecer um recurso energético renovável e não renovável (renewable / non-renewable) para reconhecer o que está acontecendo no mundo que nos rodeia de positivo e de negativo.

Tenho algo a afirmar sobre o exercício de (Matching Columns ) (Fazer correspondência entre duas colunas), relacionando uma palavra de uma coluna a outra palavra da outra coluna. Para isto, é preciso traduzir e entender todas as palavras para que se descubra as relações entre essas palavras. Verifiquem que em uma coluna as palavras vêm precedidas de letras ou números. Esses números ou letras devem ser colocados dentro dos parênteses vazios da outra coluna, porém lembrando que deve haver relação entre essas duas palavras. EX:

a) maçã                    doce ( b )

b) pé de moleque       fruta ( a  )

Verifiquem a relação que existe entre a palavra maçã e fruta/ pé de moleque e doce.

Em outra atividade, há uma relação de vários tipos de energia usados e abaixo imagens com espaços para escreverem em inglês, tirando desta relação de palavras, os tipos de energia que cada objeto dos desenhos usa para poder funcionar. ex: Um barbeador usa eletricidade. 

As últimas atividades, dizem respeito à língua inglesa, língua franca; identificação de elementos que entram na composição de uma tabela (table em inglês); diferenças de vocabulário de algumas palavras em inglês britânico e americano) e uso dos números ordinais ( digite aí na barra Pesquisar este blog: numbers) e vocês terão explicação de todos os numerais e como usá-los.

Sigam sempre a orientação desse blog e de outros sites da internet sobre esse assunto antes de responderem suas atividades, lembrem-se que sua modalidade de ensino agora é assim, à distância, e sem pesquisa não chegaremos a lugar algum. 

Lembrando que as dúvidas devem ser postadas aqui no blog, no chat do Google Sala de aula e através do telefone da escola para aqueles que não têm acesso à internet.

Espero ter sido clara nas explicações. 



imagens volta as aulas - Pesquisa Google | Doodles, Desenho escola, Ideias  do doodle

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Retorno às aulas


Obedecendo a  sequência de uma série de assuntos teóricos que darão apoio às atividades de reforço e recuperação, dou-lhes boas- vindas aqui nesse espaço, postando novo material que poderá ajudá-los tanto na correção de textos,  ao digitarem na barra pesquisar (sistema de correção de redação) como nas matérias que ajudam a compreender suas dificuldades ao escrever. 

Abaixo, segue uma orientação quanto ao uso de letras maiúsculas e/ou minúsculas ao escrever um texto. Isso é muito importante para o desenvolvimento da norma culta da linguagem que vocês estão aprendendo na escola.


A disciplina Português tem como um dos objetivos principais ensinar a leitura e a escrita de textos de variados gêneros, entretanto não basta ensinar técnicas de redação sem corrigir os desvios que ocorrem nesse processo. Sabemos que lidamos com textos e estes vêm formados por frases, orações. 

A pontuação é de suma importância para dar clareza,  estética  e entendimento ao texto. São vários os sinais de pontuação, mas aqui trataremos de ponto final nesta oportunidade, devido à grande quantidade de deslizes no sentido de grafia das letras maiúsculas e minúsculas. Vejamos quando usá-las:

1 Quando encerramos uma frase, um pensamento, uma oração, o ponto final é obrigatório e o início da frase seguinte deve sempre ser escrita com letra maiúscula (na escola primária, as professoras batalham muito neste sentido, eu acredito).

                            frase 1                            frase 2

Ex: Amanhece mais  um dia. Estou novamente aqui em frente ao 

fim do período

computador.

Verifique que devemos usar o ponto final também no final do período.

2 Quando escrevemos nomes próprios, a gramática normativa da língua nos ensina que devemos grafá-los com letra maiúscula: nomes de pessoas, de feriados, de filmes, de livros, de órgãos públicos, de ruas, etc. 

Os nomes que se destacam de um conjunto (em particular) são os nomes próprios ou de registro, uma vez que todos eles são registrados em algum documento.

Ex: O Cristo Redentor é um ponto turístico importante no Rio de Janeiro.

Verifica-se no exemplo acima que a primeira palavra grifada destaca-se de um conjunto que seria monumentos para receber um nome em particular, nome esse registrado em documentos da cidade. Da mesma forma, a segunda palavra grifada destaca-se do conjunto cidade para dar nome em particular a uma delas, e por essa razão é substantivo próprio, deve ser escrito com letra maiúscula. 

3- Outro caso em que se deve usar a letra maiúscula é quando vai se  iniciar uma pergunta ou uma resposta. Ex:

-A Júlia veio aqui ontem?

-Esteve de manhã, mas logo foi embora.

4 Em perguntas  e respostas de questões em testes:

Ex: Escreva qual o gênero do texto.

R: Crônica.


5 Depois de reticências, se a primeira frase for  verbal (oração) e a ideia estiver concluída é obrigatório o uso de letra maiúscula.

Ex: Faz tempo que ele se foi... Já nem me lembro mais quando...

Perceba no exemplo que temos duas orações: frases com verbos, deste modo temos que usar letra maiúscula na 2ª oração.

Porém, se a primeira oração não tiver verbo, for apenas uma frase de situação ou uma interjeição e não estiver concluída,  não usamos a letra maiúscula no início da segunda frase. Ex:

Ah!...esperei tanto!

Parabéns... eu te desejo muita sorte!

5 Depois de ponto de interrogação (?) ou de exclamação (!)  a regra é a mesma das reticências. Ex:

Ele não virá? Quem te disse? primeira frase verbal, sentido completo (oração) - letra maiúscula no início da 2ª frase.

Nossa, mãe! que dia chato! primeira frase - não verbal, sentido incompleto (letra minúscula na segunda frase). 

Quando? amanhã? primeira frase -não verbal incompleta de sentido (letra minúscula).

Após a fala de personagem do texto que vier seguida de exclamação ou de interrogação, devemos usar apenas letra minúscula embora alguns autores escrevam com letra maiúscula.

Ex: Que dia! exclamou Pedro.

7 Da mesma forma que nas reticências, se a frase anterior estiver completa, e iniciar-se outra ideia, usa-se letra maiúscula, se for incompleta, usa-se a minúscula.

-Não vás!Volta meu filho! (primeira frase verbal, completa de significado, segunda frase com letra maiúscula).


Espero ter contribuído com essa dúvida. Deixo claro que se deve sempre ao escrever textos, fazer um rascunho e depois com muita atenção, sem pressa, verificar esses detalhes, corrigindo-os. Seguem mais matérias abaixo para que estudem e corrijam seus textos, não cometendo mais esses desvios. 

Nas próximas postagens, outros assuntos referentes a erros em textos serão postados. Por hora, vamos nos deter apenas nestes. 

28 de ago. de 2020

 O assunto hoje é correção ortográfica. 

Concordância verbal e/ ou nominal


As palavras da frase estão ligadas e se relacionam entre si como no desenho abaixo

Resultado de imagem para desenho de criancas de maos dadas | Crianças de  mãos dadas, Desenho de criança, Meninas de mãos dadas

(google image)

Desvio de norma padrão ocorre de todas as formas enquanto estamos desenvolvendo conhecimentos sobre a língua. E a questão da Concordância não é diferente. Algumas pessoas quase não cometem esse, digamos, erro com frequência. Outros sempre apresentam esse deslize na linguagem que pode impedir boas pontuações em redações, eliminando candidatos e impossibilitando-os muitas vezes de assumirem cargos pretendidos. Na linguagem oral, muitas vezes deixamos de fazer a concordância, e nada acontece se não estivermos dando uma palestra ou coisa do tipo, entretanto na linguagem escrita,não pode acontecer, uma vez que estamos registrando no papel, nosso desvio da norma-padrão (modelo socialmente aceito em meios acadêmicos).

Mas o que é concordância afinal?

É a harmonia que deve ocorrer entre as palavras, os termos de uma frase, de uma oração. Relacionando as palavras às demais da frase em questão de Número (singular- plural) e gênero (feminino-masculino).

Esta concordância pode ser do tipo nominal (se ocorre entre nomes apenas) e verbal (quando envolve verbos).

Ex: Os ventos são fortes no mês de agosto .

Tenho na oração acima o sujeito (de quem eu quero falar) -os ventos  e o predicado (informação sobre o sujeito) são fortes no mês de agosto.

O que se verifica aqui: O núcleo (palavra principal do sujeito) por estar no plural - ventos- obriga a concordância dos termos que o acompanham estar no plural e no masculino, uma vez que ventos está no masculino plural. Assim o artigo o que funciona como adjunto adnominal do sujeito deve estar no masculino plural,  ( é caso de concordância nominal - ocorre entre a classe dos nomes e não dos verbos).

A respeito da concordância verbal, a regra geral é: sujeito no plural ou sujeito composto (formado por dois ou mais núcleos o verbo vai para o plural).

No predicado da frase acima: são fortes no mês de agosto, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural, posto que acompanha a concordância do sujeito da oração. (os ventos - eles > 3ª pessoa do plural).

Estudamos sintaxe (relação das palavras entre si nas frases)  com esse objetivo na escola.

Exemplificando: o sujeito de uma frase estando no plural ou sujeito composto (dois núcleos ou mais) obriga o verbo a ir para o plural, para que a concordância seja correta.

Ex: Anfíbios e répteis compartilham algumas características.

Nesse caso, temos o sujeito composto por 2 núcleos (anfíbios e répteis), portanto a concordância verbal do predicado será com verbo no plural: vivem (3ª pessoa do plural)> eles > os anfíbios e os répteis. 

Para não estender muito o assunto, termino dizendo que a concordância não ocorre apenas entre sujeito e predicado, acontece entre nomes em geral, e em outros termos da oração como o predicativo do sujeito, etc.

Existem casos complicados de concordância, cujas regras vocês encontram na gramática normativa da língua portuguesa, (impresso ou online, e em sites) Ex:

Ou Maria ou Inácia irá à apresentação do professor. (ou indica exclusão - verbo no singular).

Maria e Inácia irão à apresentação do professor. (adição - sujeito composto, verbo no plural).

No sistema que uso de correção de redações, esse erro é de número 11 (onze). Atenção especial e pedido de orientação no momento de correção do texto,  são essenciais. 

Vamos começar com alguns casos, apenas, de concordância.

Espero ter colaborado, qualquer dúvida entre em contato comigo. 


Link para algumas regras de concordância: 

https://www.todoestudo.com.br/portugues/concordancia




14 de ago. de 2020

Como Conjugar Os Verbos | Vídeos Educativos para Crianças - YouTube

(google images)

 Conversando sobre tempos e modos verbais em inglês


Vocês tem aprendido alguns tempos, modos verbais e formas nominais tanto  em inglês como em português. Temos que diferenciar o que significa cada um deles: 

Tempo - coloca a ação verbal em um determinado período cronológico também conhecido como presente, passado, futuro. São necessários em um texto para caracterizar o momento em que alguma coisa aconteceu. 

Ex: Eu fui ao mercado ontem;

No ano que vem, comprarei um novo computador.

Muitas vezes, os tempos vêm reforçados pelos advérbios de tempo como ontem e no ano que vem, indicando respectivamente passado e futuro)


Modo verbal - são as maneiras como podemos conjugar os verbos. Temos os modos que indicam fatos reais, como indicativo (fatos reais), subjuntivo (dúvida) e imperativo (indicam ordem, proibição, pedido).

Ex: Eu faço a lição ou Eu comprei um livro ou ainda, Eu farei logo esse exercício (são ações concretas que não oferecem dúvida),  pertencem ao modo indicativo nos tempos, presente, passado (pretérito perfeito) e futuro do presente.

Os fatos duvidosos aparecem no modo subjuntivo. Exs:

Se eu conseguisse acessar a internet... (fato não acontece na realidade) Pretérito ou passado do subjuntivo)

Quando eu puder te ligo. (fato hipotético, não real) Futuro do subjuntivo.

Pode ser que isso aconteça (não real) Presente do subjuntivo.

O modo Imperativo indica ordem, proibição, pedido, conselho. Exs:

Não insistas, menina! (proibição -2ª pessoa, tu).

Para de provocar os outros! (ordem - 2ª pessoa tu).

Façamos o bem, sem olhar a quem! ( conselho - 1ª pessoa do plural nós).

 As formas de como construir o modo Imperativo serão postadas em outra mensagem, para não fugir do tema da aula de inglês.

Formas nominais do verbo:

Indicam que às vezes os verbos assumem forma de substantivos ou adjetivos e são 3:

Infinitivo - os verbos vêm terminados em ar, er, ir. Ex: cantar, vender, partir. Em inglês infinitive,  se faz com o auxílio da palavra to + o verbo que se quer conjugar.

Ex: to be - ser, estar.

to see - ver. 

to play- tocar. 

O cantar faz bem. ( No caso, o verbo assume forma de substantivo - sujeito da frase. 

Gerúndio - o verbo vem com as terminações ando, endo ou indo.

Ex: falando, escrevendo, sorrindo e podem funcionar como adjetivo.

Água fervendo. (o gerúndio pode ser identificado como adjetivo - fervente). 

Em inglês,  Gerund  faz-se acrescentando-se a terminação ing ao verbo. Ex: 

being- (sendo, estando)

seeing_ (vendo- verbo ver)

playing- (tocando, brincando)


E finalmente, o particípio passado traz as terminações: ado, ido. Exs: esperado, conhecido, dividido, etc. no verbo principal, mas há sempre nesse caso uma locução verbal, ou seja, dois verbos: um auxiliar e o verbo principal.

Em: O final já era esperado, temos o auxiliar era (verbo ser no pretérito) mais o particípio passado esperado  que funciona como um adjetivo para o substantivo final. 

Em inglês, o Past Participle se faz de duas formas: 

Se o verbo principal for regular, só acrescentamos a terminação ed da mesma forma como no passado. Se o verbo for irregular ele é construído de várias formas diferentes. Existem várias tabelas de verbos irregulares em inglês que vocês podem encontrar em sites da internet, no próprio livro didático. Ex:

been - estado (particípio irregular de to be). Exemplo em uma frase: I have been a fool.  ( verifique o auxiliar have = tenho) e o particípio been-sido) 

I  have played all my games in home.( verifique o auxiliar have = tenho e o particípio passado regular played)

Por essa razão, temos que ter cuidado ao identificar um verbo no passado em uma frase para não confundi-lo com o particípio que vem sempre com dois verbos ao invés de um.


Todas essas explicações foram necessárias para entender o próximo tempo verbal de inglês, o:


Immediate Future


Usado como forma de exprimir um futuro próximo, indica a certeza de uma ação que será realizada. Ex: This pandemy is going to end.

(Esta pandemia acabará). Para formar o immediate future, usamos o verbo to be, conjugado conforme a pessoa da frase e acrescentamos a expressão going to + o verbo principal.

Exs: Mary is going to travel (Mary viajará)

I'm going to sleep. ( Eu dormirei)

Podemos completar as frases acima com advérbios de tempo. 

Mary is going to travel next Saturday. (Mary viajará no próximo sábado). 

Resumindo: para formar o Immediate future você vai precisar saber, como se conjuga o verbo to be em cada pessoa, acrescentar o verbo going (gerúndio de go) e o verbo principal da frase. 

Abaixo segue o verbo to be conjugado em todas as pessoas do discurso:


      To Be  (ser-estar)

            Present (forma afirmativa) 


I am ou I'm (eu estou ou eu sou)

You are ou you're (você está ou é)

He is ou he's (ele está ou é)

She is ou she's (ela está ou é)

It is ou it's (ele ou ela neutro está ou é) para objetos, coisas.

we are ou we 're (nós estamos ou somos)

You are ou you're (vocês estão ou são)

They are ou they 're (eles, elas, estão ou são)


To be negative form:


I am not ou I'm not (eu não estou ou eu não sou)

You are not  ou you're not, ainda aren't (você não está ou não é)

He is not  ou he's not, ainda isn't (ele não está ou não é)

She is not ou she's not, ainda isn't (ela não está ou não é)

It is not ou it's not, ainda isn't (ele ou ela neutro não  está ou não é) para objetos, coisas.

we are not ou we 're not, ainda aren't (nós não estamos ou não somos)

You are not ou you're not, ainda aren't (vocês não estão ou não são)

They are not ou they 're not, ainda aren't (eles, elas, não estão ou não são).

To be interrogative form:


 Am I?  (eu estou? ou eu sou?)

Are you? (você está? ou você é?)

Is  he? (ele está? ou ele é?)

Is she?   (ela está? ou ela é?)

Is it? (ele ou ela neutro está? ou ele o ela  é?) para objetos, coisas.

Are we? (nós estamos? ou nós somos?)

Are you? (vocês estão? ou vocês são?)
Are they? (eles, elas, estão? ou elas são?)


Desse modo, é preciso muita atenção para verificar se a frase é interrogativa através do ponto de interrogação, se é negativa, através do advérbio de negação não, ou apenas declarativa afirmativa, para escolher a forma adequada do verbo to be. 


Table of some irregular verbs ( Tabela com alguns verbos irregulares - os três principais tempos/modo)


Infinitivo
to see (ver)  
Past tense
saw (viu)
Past participle( Particípio passado)
seen (visto)
Translation (tradução)
ver,  olhar
to arise (surgir)arose (surgiu)arisen (surgido)surgir, erguer-se
to awake (acordar)awoke (acordou)awoken (acordado)despertar, acordar
be (ser-estar)was, were( foi, esteve)been (sido, estado)ser, estar
to bear (suportar)bore (suportou)borne (suportado)suportar, ser portador de
to beat (bater)beat (bateu)beaten (batido)bater
to become (tornar-se)became (tornou-se)become (se tornado)tornar-se
to befall (acontecer)    befell (aconteceu)befallen (acontecido)acontecer
to beget (procriar)begot (procriou)begotten, begot (procriado)procriar, gerar
to begin (começar)began (começou)begun (começado)começar
to behold (contemplar)beheld (contemplou)beheld( contemplado)contemplar
to bend (dobrar)bent (dobrou)bent (dobrado)curvar, dobrar
to bet (apostar)bet (apostou) bet (apostado)apostar
to bid (oferecer)bid (ofereceu)bid (oferecido)oferecer, fazer uma oferta
to bind (unir)bound(uniu)bound (unido)unir, encadernar, obrigar-se
to bite (morder)bit (mordeu)bitten (mordido)morder
to bleed (sangrar)bled (sangrou)bled (sangrado)sangrar, ter hemorragia
to blow (assoprar)blew (assoprou)blown (assoprado)assoprar, explodir
to break (quebrar)
                               
broke (quebrou)broken (quebrado)quebrar


Observação:

No caso dos verbos irregulares quando apresentarem formas iguais de passado e particípio passado como o verbo bent (drobrar na tabela) a tradução é feita de acordo com a frase, se ela apresenta aspectos de um verbo só, está no passado ou se tem uma locução (dois verbos- um auxiliar e outro principal) está no particípio passado.

Espero ter contribuído para esclarecer esses aspectos importantes sobre os verbos. Estudem bastante para aprender.


13 de ago. de 2020

 Prezados alunos do Ensino Fundamental e Médio da disciplina Português:


Comunico que postei hoje na plataforma Google Sala de Aula, as provas da AAP (Avaliação da Aprendizagem em Processo) enviadas pelo governo de forma digital. Assim vocês deverão entrar no Google, abrir, ler as orientações dessa atividade e responder com calma, pois têm até dia 20/08/2020 (quinta-feira) para terminar. Lembro que essa avaliação é muito importante para sua vida escolar, pois analisa todo o processo de ensino-aprendizagem até o momento. E essa prova vale nota para o terceiro bimestre, não deixem de fazer e boa-sorte! 

7 de ago. de 2020


Aviso de aula pelo Google Meet: 


Caros alunos, espero sinceramente que estejam bem, apesar do isolamento.


Escrevo para lhes avisar que agendei novo encontro pelo meet para tratar do assunto AVALIAÇÃO e ATIVIDADES do 3º bimestre. Não faltem a esse encontro. Mesmo que houver aula pelo CMSP, porque vocês poderão assistir a essas aulas pelo Youtube, uma vez que elas ficam arquivadas lá para quem perder. Seguem abaixo o horário e as classes em que leciono com o respectivo link para participação que também está disponível no Google Sala de Aula e no Facebook da escola Pe. Anchieta, aguardo vocês. 


Todas as salas no dia 11/08, só mudam os horários expostos abaixo: 

9ºs anos A, B, C (inglês) 10 horas. Link: https://meet.google.com/wjq-haxv-xrd

1ºs anos A e B (inglês) 9 horas. Link: https://meet.google.com/kqw-kcgr-upy
1ºs anos E e F (português) 15 horas. Link:https://meet.google.com/ryh-gcwq-ccp
7ºs anos C e D (português) 14 horas. Link: https://meet.google.com/bzj-qvcp-son


Sejam bem-vindos!



21 de jul. de 2020

O assunto hoje é sobre ortografia (forma de escrever corretamente em língua portuguesa)





A tirinha do personagem Armandinho,... - Tirando de Letra | Facebook

É um assunto complicado que derruba muita gente em redações de concursos e mesmo em provas de Enem, seleção de pessoal em empresas, em vestibulares, etc. 
As formas de se escrever a palavra são estas:

Porque

Esta forma é usada em frases declarativas afirmativas, negativas, para responder perguntas.
Ex: Estudo música porque gosto.
Neste caso a palavra funciona como conjunção (ligação entre frases) indicando causa ou explicação.

Por que

Usa-se esta forma para fazer perguntas em frases interrogativas diretas e indiretas e para indicar por qual motivo, razão.
Ex: Por que você não sai mais? (Frase interrogativa direta significando por qual motivo).
Não sei por que não estou com vontade de sair. (por qual motivo) interrogação indireta.

Ele perguntou por que motivo ela não saía com mais frequência. (frase interrogativa indireta) 
Neste caso, a palavra funciona como advérbio interrogativo (no primeiro exemplo) e como pronome relativo no segundo exemplo)

Por quê

Esta forma de escrever a palavra é usada em frases interrogativas diretas no final da frase.

Ex: Ela não sai muito. Por quê?
Neste caso, o que funciona como um substantivo (motivo)

Porquê

Neste caso, a palavra funciona como um substantivo, representando a palavra motivo, e vem sempre acompanhada (antecedida) por artigos, pronomes, numerais, etc. 

Exs: Esse  é o porquê da dívida. (O o é artigo).
Ele ofereceu muitos porquês. ( muitos é pronome indefinido).
São três porquês escritos de forma errada. (três é numeral)
Voltem às tirinhas do início do texto e reflita sobre a grafia da  palavra porque ali presente. 

Não deixe de fazer os exercícios individuais que vou enviar para cada um de vocês e lembrem-se de que escrever deve ser um ato de reflexão, de pensar com base nas orientações oferecidas pela gramática normativa da língua, lembrando que a linguagem padrão formal é solicitada em todas as avaliações externas.

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