Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



31 de ago. de 2020

imagens volta as aulas - Pesquisa Google | Doodles, Desenho escola, Ideias  do doodle

imagem disponível em: pinterest.com

 

Retorno às aulas


Obedecendo a  sequência de uma série de assuntos teóricos que darão apoio às atividades de reforço e recuperação, dou-lhes boas- vindas aqui nesse espaço, postando novo material que poderá ajudá-los tanto na correção de textos,  ao digitarem na barra pesquisar (sistema de correção de redação) como nas matérias que ajudam a compreender suas dificuldades ao escrever. 

Abaixo, segue uma orientação quanto ao uso de letras maiúsculas e/ou minúsculas ao escrever um texto. Isso é muito importante para o desenvolvimento da norma culta da linguagem que vocês estão aprendendo na escola.


A disciplina Português tem como um dos objetivos principais ensinar a leitura e a escrita de textos de variados gêneros, entretanto não basta ensinar técnicas de redação sem corrigir os desvios que ocorrem nesse processo. Sabemos que lidamos com textos e estes vêm formados por frases, orações. 

A pontuação é de suma importância para dar clareza,  estética  e entendimento ao texto. São vários os sinais de pontuação, mas aqui trataremos de ponto final nesta oportunidade, devido à grande quantidade de deslizes no sentido de grafia das letras maiúsculas e minúsculas. Vejamos quando usá-las:

1 Quando encerramos uma frase, um pensamento, uma oração, o ponto final é obrigatório e o início da frase seguinte deve sempre ser escrita com letra maiúscula (na escola primária, as professoras batalham muito neste sentido, eu acredito).

                            frase 1                            frase 2

Ex: Amanhece mais  um dia. Estou novamente aqui em frente ao 

fim do período

computador.

Verifique que devemos usar o ponto final também no final do período.

2 Quando escrevemos nomes próprios, a gramática normativa da língua nos ensina que devemos grafá-los com letra maiúscula: nomes de pessoas, de feriados, de filmes, de livros, de órgãos públicos, de ruas, etc. 

Os nomes que se destacam de um conjunto (em particular) são os nomes próprios ou de registro, uma vez que todos eles são registrados em algum documento.

Ex: O Cristo Redentor é um ponto turístico importante no Rio de Janeiro.

Verifica-se no exemplo acima que a primeira palavra grifada destaca-se de um conjunto que seria monumentos para receber um nome em particular, nome esse registrado em documentos da cidade. Da mesma forma, a segunda palavra grifada destaca-se do conjunto cidade para dar nome em particular a uma delas, e por essa razão é substantivo próprio, deve ser escrito com letra maiúscula. 

3- Outro caso em que se deve usar a letra maiúscula é quando vai se  iniciar uma pergunta ou uma resposta. Ex:

-A Júlia veio aqui ontem?

-Esteve de manhã, mas logo foi embora.

4 Em perguntas  e respostas de questões em testes:

Ex: Escreva qual o gênero do texto.

R: Crônica.


5 Depois de reticências, se a primeira frase for  verbal (oração) e a ideia estiver concluída é obrigatório o uso de letra maiúscula.

Ex: Faz tempo que ele se foi... Já nem me lembro mais quando...

Perceba no exemplo que temos duas orações: frases com verbos, deste modo temos que usar letra maiúscula na 2ª oração.

Porém, se a primeira oração não tiver verbo, for apenas uma frase de situação ou uma interjeição e não estiver concluída,  não usamos a letra maiúscula no início da segunda frase. Ex:

Ah!...esperei tanto!

Parabéns... eu te desejo muita sorte!

5 Depois de ponto de interrogação (?) ou de exclamação (!)  a regra é a mesma das reticências. Ex:

Ele não virá? Quem te disse? primeira frase verbal, sentido completo (oração) - letra maiúscula no início da 2ª frase.

Nossa, mãe! que dia chato! primeira frase - não verbal, sentido incompleto (letra minúscula na segunda frase). 

Quando? amanhã? primeira frase -não verbal incompleta de sentido (letra minúscula).

Após a fala de personagem do texto que vier seguida de exclamação ou de interrogação, devemos usar apenas letra minúscula embora alguns autores escrevam com letra maiúscula.

Ex: Que dia! exclamou Pedro.

7 Da mesma forma que nas reticências, se a frase anterior estiver completa, e iniciar-se outra ideia, usa-se letra maiúscula, se for incompleta, usa-se a minúscula.

-Não vás!Volta meu filho! (primeira frase verbal, completa de significado, segunda frase com letra maiúscula).


Espero ter contribuído com essa dúvida. Deixo claro que se deve sempre ao escrever textos, fazer um rascunho e depois com muita atenção, sem pressa, verificar esses detalhes, corrigindo-os. Seguem mais matérias abaixo para que estudem e corrijam seus textos, não cometendo mais esses desvios. 

Nas próximas postagens, outros assuntos referentes a erros em textos serão postados. Por hora, vamos nos deter apenas nestes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides