Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



28 de ago. de 2020

 O assunto hoje é correção ortográfica. 

Concordância verbal e/ ou nominal


As palavras da frase estão ligadas e se relacionam entre si como no desenho abaixo

Resultado de imagem para desenho de criancas de maos dadas | Crianças de  mãos dadas, Desenho de criança, Meninas de mãos dadas

(google image)

Desvio de norma padrão ocorre de todas as formas enquanto estamos desenvolvendo conhecimentos sobre a língua. E a questão da Concordância não é diferente. Algumas pessoas quase não cometem esse, digamos, erro com frequência. Outros sempre apresentam esse deslize na linguagem que pode impedir boas pontuações em redações, eliminando candidatos e impossibilitando-os muitas vezes de assumirem cargos pretendidos. Na linguagem oral, muitas vezes deixamos de fazer a concordância, e nada acontece se não estivermos dando uma palestra ou coisa do tipo, entretanto na linguagem escrita,não pode acontecer, uma vez que estamos registrando no papel, nosso desvio da norma-padrão (modelo socialmente aceito em meios acadêmicos).

Mas o que é concordância afinal?

É a harmonia que deve ocorrer entre as palavras, os termos de uma frase, de uma oração. Relacionando as palavras às demais da frase em questão de Número (singular- plural) e gênero (feminino-masculino).

Esta concordância pode ser do tipo nominal (se ocorre entre nomes apenas) e verbal (quando envolve verbos).

Ex: Os ventos são fortes no mês de agosto .

Tenho na oração acima o sujeito (de quem eu quero falar) -os ventos  e o predicado (informação sobre o sujeito) são fortes no mês de agosto.

O que se verifica aqui: O núcleo (palavra principal do sujeito) por estar no plural - ventos- obriga a concordância dos termos que o acompanham estar no plural e no masculino, uma vez que ventos está no masculino plural. Assim o artigo o que funciona como adjunto adnominal do sujeito deve estar no masculino plural,  ( é caso de concordância nominal - ocorre entre a classe dos nomes e não dos verbos).

A respeito da concordância verbal, a regra geral é: sujeito no plural ou sujeito composto (formado por dois ou mais núcleos o verbo vai para o plural).

No predicado da frase acima: são fortes no mês de agosto, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural, posto que acompanha a concordância do sujeito da oração. (os ventos - eles > 3ª pessoa do plural).

Estudamos sintaxe (relação das palavras entre si nas frases)  com esse objetivo na escola.

Exemplificando: o sujeito de uma frase estando no plural ou sujeito composto (dois núcleos ou mais) obriga o verbo a ir para o plural, para que a concordância seja correta.

Ex: Anfíbios e répteis compartilham algumas características.

Nesse caso, temos o sujeito composto por 2 núcleos (anfíbios e répteis), portanto a concordância verbal do predicado será com verbo no plural: vivem (3ª pessoa do plural)> eles > os anfíbios e os répteis. 

Para não estender muito o assunto, termino dizendo que a concordância não ocorre apenas entre sujeito e predicado, acontece entre nomes em geral, e em outros termos da oração como o predicativo do sujeito, etc.

Existem casos complicados de concordância, cujas regras vocês encontram na gramática normativa da língua portuguesa, (impresso ou online, e em sites) Ex:

Ou Maria ou Inácia irá à apresentação do professor. (ou indica exclusão - verbo no singular).

Maria e Inácia irão à apresentação do professor. (adição - sujeito composto, verbo no plural).

No sistema que uso de correção de redações, esse erro é de número 11 (onze). Atenção especial e pedido de orientação no momento de correção do texto,  são essenciais. 

Vamos começar com alguns casos, apenas, de concordância.

Espero ter colaborado, qualquer dúvida entre em contato comigo. 


Link para algumas regras de concordância: 

https://www.todoestudo.com.br/portugues/concordancia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides