Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



4 de mar. de 2015

Início de um novo ano. Março já desponta anunciando que é hora de despertar para o conhecimento e novas aquisições culturais. Dirijo-me a vocês, prezados alunos da Escola CEPAV ( Padre Vieira) para trocarmos experiências neste espaço que é nosso e que será usado, a partir deste momento, com a finalidade de esclarecer dúvidas, trocar ideias, postar comentários, enfim,  interagir, como forma de desenvolvermos um bom ensino do nosso Inglês, de forma completa, contemplando todos os aspectos necessários a uma boa aprendizagem. Sejam muito benvindos!

Aspectos da linguagem oral

Certamente, quando aprendemos uma língua não devemos desprezar o aspecto oral ou seja, a fala,  a pronúncia.
Na postagem de hoje, comentarei sobre dois fonemas,  dois sons pronunciados em inglês e a sua zona de articulação.
Traduzindo, esses sons para serem produzidos necessitam dos órgãos do aparelho fonador: (representação na figura abaixo):

(fonte: www. google.com.br)

pulmões
traqueia
laringe
lábios
dentes
palato (céu da boca) duro
palato (céu da boca) mole
nariz
Clique no link abaixo disponível para visualizar o funcionamento do aparelho fonador:
Quando pronunciamos as palavras, sejam elas provenientes de qualquer língua, usamos o aparelho fonador para produzir os sons.
O que ocorre é que dependendo da língua que falamos esses posicionamentos da língua em relação aos dentes e a toda boca são diferentes.
Como explicado em sala de aula, os sons de d e t em língua portuguesa são produzidos com a língua posicionada atrás dos dentes da frente.
Tente reproduzir os sons das palavras abaixo e das respectivas sílabas:

tapete    ta                                      dedo     de

Verificamos que, ao lermos esses sons, nossa língua posiciona-se atrás dos dentes, envolvendo a língua e os dentes, por esse motivo esses fonemas denominam-se linguodentais.

Porém, em inglês, esses sons são alveolares, isto é, o ponto de articulação está nos alvéolos, como o fonema l  da palavra lado. 

Pronunciem a palavra lado vagarosamente e prestem atenção no posicionamento da língua ao pronunciá-la. 
Verificaram que a língua se posicionou no início do céu da boca? 
Então, ao pronunciarmos d e t em inglês a língua deve tocar o início do céu da boca, produzindo um pequeno chiado.
Temos símbolos para representar todos os sons que saem de nossa boca para falar uma língua. 
Os símbolos que representam o T e o D  do Inglês são respectivamente:


[t] e [d]

Esta representação simbólica que aparece nos dicionários de língua inglesa e constituem o Alfabeto Fonético Internacional, nos possibilitam pronunciar corretamente os sons, quando estudamos o ponto de articulação destes. Assim, no caso destes dois sons, eles são produzidos com a língua no início do céu da boca.

Por hoje é só, acompanhem as orientações que serão complementadas em sala de aula com exercícios orais para treinamento da pronúncia correta.
Foram utilizadas as seguintes fontes para elaboração dessa aula:
www.google.com.br
www.youtube.com.br
www. meuingles.com
www.aprenda inglessozinho.com.br

Espero que tenham aproveitado este conteúdo tão importante para a aprendizagem da língua inglesa. Obrigada pela atenção.


Qualquer comentário em relação a estas informações, será muito benvindo. Participe!






18 comentários:

  1. Laura - 3ºG
    Boa tarde, professora Cristina
    Eu quero lhe dizer que o seu blog será um grande instrumento para complementar todas as aulas e que essa troca entre professor e aluno é algo fascinante.

    ResponderExcluir
  2. Querida aluna Laura:
    Agradeço sua atenção e gentileza. Vc disse uma grande verdade; essa ferramenta chegou para melhorar muito a interação entre professor aluno oferecendo um tempo extra para esclarecer dúvidas e fornecer a possibilidade de uma aprendizagem mais completa.Seja muito benvinda e fique à vontade para participar, vc é muito importante para mim!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Prof. Cristina, a senhora deu aula na minha sala o 1°D, e disse que era para entrar no seu Blog, e apertar num link, que tinha um vídeo sobre : A produção da voz, mas depois de ver o vídeo ter que fazer o que ?


    Obrigado, Giovanni Lopes 1°D

    ResponderExcluir
  8. Olá, Giovanni, boa-noite! Você deve ler o texto todo desta postagem com atenção, clicar no link acima https://www.youtube.com/watch?V=Oe98Xmsf570, assisitir ao vídeo e depois copiar o conteúdo desta postagem ou imprimir, para ter em seu caderno, pois nas próximas aulas estaremos estudando a pronúncia destas palavras, OK? Continue participando, sua dúvida é muito importante, se ainda não entendeu, torne a entrar em contato! Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Prof. Cristina, obrigado por tirar minha dúvida.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Prof Cristina ,obrigado!.Agora sei como se emite a fala

    ResponderExcluir
  12. É, Jhoel, devagarzinho vamos aprendendo uma língua, agora falta praticar em classe esses sons muitas vezes, é preciso treino, muito obrigada pela sua participação. vá acompanhando as orientações desse blog.Seja bem-vindo!

    ResponderExcluir
  13. ola prof cristina gostei muito do seu blog e as informações muito interessantes vai me ajudar muito 2ºF Vinicius

    ResponderExcluir
  14. Ola Professora, sou a Ana Paula do 2F, essa postagem é exatamente o que a Sra. passou em aula, me ajudou bastante a tirar as dúvidas, obrigada :)

    ResponderExcluir
  15. Olá, Vinicius e Ana Paula, obrigada pela visita, sejam sempre muito benvindos, espero que os tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  16. Olá professora, sou a Juliana do 2ºF e essa postagem ajudou bastante para complementar o que a senhora nos ensinou em sala de aula. Thanks! x

    ResponderExcluir
  17. Agradeço a sua visita Juliana. Você será sempre benvinda nesse espaço que agora é seu para esclarecimento de qualquer dúvida ou comentário, abs.

    ResponderExcluir

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides