Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



20 de jul. de 2014


AO 3º COLEGIAL E DO CURSO DO EJA DA ESCOLA CASIMIRO DE ABREU:


Fim de mais uma etapa, quantas delas já vi passar... Quantos ciclos de vida e quantas gerações com as quais convivi e tentei dar o melhor de mim na difícil missão de mestra...










Hoje, aqui estamos nós, praticamente separados, restando apenas o último encontro numa sala de recepções para a entrega de seus tão sofridos diplomas. Cada um de vocês, agora, seguirá seus caminhos na vida e queira Deus que nossos ensinamentos e exemplos lhes sejam úteis. A princípio, um grande vazio pela ausência diária que substituirá a nossa convivência de todas as noites no árduo trabalho de lapidar o conhecimento.

A lição aprendida, antes tão questionada e incompreensível, de repente, será a luz a clarear seus caminhos, a chave que abrirá muitas portas para seu sucesso.

Saudades, certamente, estarão vivas ao longo da nossa existência e em determinadas horas serão tão fortes e presentes que poderemos sentir os aromas e visualizar as cores de todos os momentos vividos.

Apesar do tempo escasso e de todas as contrariedades e empecilhos em nossa vida, que dificultou o término do que estava programado, saibam que a entrega da semente foi de coração, fruto de amor desinteressado em valores materiais.

Essa noite, 3º ano E, com muito orgulho, venho a vosso encontro com a última lição: a do compartilhamento dessa emoção forte que sentirão ao verem premiado todo seu sacrifício; pois o que encerra essa noite é a coroação, a colheita da plantação, e cada um de vocês, sem dúvida alguma, terá o mérito de receber o fruto do seu trabalho...

Saibam que fica entre nós o laço indissolúvel da amizade, da solidariedade e da lição aprendida. Que a humildade,  a disposição para a pesquisa e a retidão de caráter nunca abandone nosso comportamento e seja nosso maior escopo.

Para todos, sonho um futuro iluminado, não pelo poder do dinheiro e do materialismo, mas pelo poder do amor que deverá ser sempre nosso norte e nos levará à completa felicidade.

Sejam muito felizes!!!

 


 

14 de jul. de 2014

Queridos alunos do Curso do EJA da Escola Casimiro de Abreu:



Hoje, logo após a última postagem que lhes dirigi, recebi um telefonema da escola me comunicando que não era mais a sua professora, infelizmente, uma outra, do período da tarde do Casimiro desistiu de suas aulas e escolheu essas que eu estava ministrando. 
Não me perguntem a razão, não sei explicar, as leis da Educação nesse país são totalmente injustas e incoerentes, o que custava esperar o término do Curso? 
Sinto-me muito triste com tudo isso, peço desculpas, mas, infortunadamente, não poderei conduzi-los na sala de informática no trabalho solicitado  pós- leitura dos livros que leram , não será possível avaliá-los nesse sentido como estava programado.
Fica aqui, o convite para que postem comentários no nosso blog de relacionamento e se precisarem de ajuda podem enviar os trabalhos pelo meu e-mail. Ficarei feliz em poder ajudá-los.
Especialmente para o 3º ano E ficam os parabéns pela formatura, boa-sorte em suas vidas e um grande abraço, agradecendo a todos os momentos de convivência.
Sejam muito felizes!!!
Boa-tarde, caros alunos do curso do EJA da Escola Casimiro de Abreu:  

Hoje, retornamos das férias que esse ano nos foram antecipadas. Espero que tenham tido o tempo suficiente para realizarem seus trabalhos de conclusão do curso solicitados antes das férias.
Posto abaixo, para todas as séries, teoria sobre as figuras de linguagem com as quais iremos trabalhar nesses últimos dias de aula e presentes nos textos literários que estamos abordando. Não faltem, o semestre ainda não terminou para vocês, cumpram sua missão até o fim, não a abandonem no meio do caminho. Aqueles que puderem imprimam o texto abaixo. Um abraço.

Figuras de Linguagem (site de referência: http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/)
São recursos usados pelo falante para realçar a sua mensagem.
1) ELIPSE – ZEUGMA
Veja os exemplos:
1-Na estante, livros e mais livros.
2-Ele prefere um passeio pela praia; eu, cinema.
No 1º exemplo temos uma elipse, já no 2º, a figura que aparece é o zeugma.
A elipse consiste na omissão de um termo que é facilmente identificado.
No exemplo 1, percebemos claramente que o verbo “haver” foi omitido.
No exemplo 2, ocorre zeugma, que é a omissão de um termo que já fora expresso anteriormente.
“Ele prefere um passeio pela praia;eu, (prefiro) cinema.”(Não houve necessidade de repetir o verbo, pois entendemos o recado).
Na oração: “Ela cantou uma canção linda!”, houve o emprego de um termo desnecessário, pois quem canta, só pode cantar uma canção.
Na famosa frase: “Vi com meus próprios olhos.”, também ocorre o mesmo.
Pleonasmo é a repetição de idéias
Exemplos:
Correm pelo parque as crianças da rua.
Na escada subiu o pintor.
As duas orações estão na ordem inversa.
O hipérbato consiste na inversão dos termos da oração.
Na ordem direta ficaria:
As crianças da rua correm pelo parque.
O pintor subiu na escada.
É a falta de nexo que existe entre o início e o fim de uma frase.
Dois gatinhos miando no muro, conversávamos sobre como é complicada a vida dos animais.
Novas espécies de tubarão no Japão, pensava em como é misteriosa a natureza.
5) SILEPSE
É a concordância com a ideia e não com a palavra dita.
Pode ser: de gênero, número ou pessoa.
SILEPSE DE GÊNERO (masc./fem.)Vossa Excelência está admirado do fato?
O pronome de tratamento “Vossa Excelência” é feminino, mas o adjetivo “admirado” está no masculino. Ou seja, concordou com a pessoa a quem se referia (no caso, um homem).
Aqui temos o feminino e o masculino, logo, silepse de gênero.
SILEPSE DE NÚMERO (singular/plural)
Aquela multidão gritavam diante do ídolo.
Multidão está no singular, mas o verbo está no plural.
“Gritavam” concorda com a ideia de plural que está em “multidão”.
Mais exemplos.
A maior parte fizeram a prova.
A grande maioria estudam uma língua.
SILEPSE DE PESSOA
Todos estávamos nervosos.
Esta frase levaria o verbo normalmente para a 3ª pessoa (estavam - eles) mas a concordância foi feita com a 1ª pessoa(nós).
Temos aqui 2 pessoas ( eles e nós ) logo, silepse de pessoa.
Mais exemplos:
As duas comemos muita pizza.(elas – nós)
Todos compramos chocolates e balas.(eles – nós)
Os brasileiros sois um povo solidário. (eles – vós)
Os cariocas somos muito solidários.(eles – nós)
6) METÁFORA – COMPARAÇÃO
1-Aquele homem é um leão.
Estamos comparando um homem com um leão, pois esse homem é forte e corajoso como um leão.
2-A vida vem em ondas como o mar.
Aqui também existe uma comparação, só que desta vez é usado o conectivo comparativo: como.
O exemplo 1 é uma metáfora e o exemplo 2 é uma comparação.
Exemplos de metáfora.
Ele é um anjo.
Ela uma flor.
Exemplos de comparação.
A chuva cai como lágrimas.
A mocidade é como uma flor.
Metáfora: sem o conectivo comparativo.
Comparação: com o conectivo (como, tal como, assim como)
Aqui também existe a comparação, só que desta vez ela é mais objetiva.
Ele gosta de ler Agatha Christie.
Ele comeu uma caixa de chocolate.
(Ele comeu o que estava dentro da caixa)
A velhice deve ser respeitada.
Pão para quem tem fome.(“Pão” no lugar de “alimento”)
Não tinha teto em que se abrigasse.(“Teto” em lugar de “casa”)
8) PERÍFRASE - ANTONOMÁSIA
A Cidade Maravilhosa recebe muitos turistas durante o carnaval.
O Rei das Selvas está bravo.
A Dama do Suspense escreveu livros ótimos.
O Mestre do Suspense dirigiu grandes clássicos do cinema.
Nos exemplos acima notamos que usamos expressões especiais para falar de alguém ou de algum lugar.
Cidade Maravilhosa: Rio de Janeiro
Rei das Selvas: Leão
A Dama do Suspense: Agatha Christie
O Mestre do Suspense: Alfred Hitchcock
Quando usamos esse recurso estamos empregando a perífrase ou antonomásia.
Perífrase, quando se tratar de lugares ou animais.
Antonomásia, quando forem pessoas
A catacrese é o emprego impróprio de uma palavra ou expressão por esquecimento ou ignorância do seu real sentido.
Sentou-se no braço da poltrona para descansar.
A asa da xícara quebrou-se.
O pé da mesa estava quebrado.
Vou colocar um fio de azeite na sopa.
10) ANTÍTESE
Emprego de termos com sentidos opostos.
Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente.
A guerra não leva a nada, devemos buscar a paz.
11) EUFEMISMO
Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu dinheiro.
Acho que não fui feliz nos exames.
O intuito dessas orações foi abrandar a mensagem, ou seja, ser mais educado.
No exemplo 1 o verbo “roubar” foi substituído por uma expressão mais leve.
O mesmo ocorre com o exemplo 2 , “reprovado “ também foi substituído por uma expressão mais leve.
12) IRONIA
Que homem lindo! (quando se trata, na verdade, de um homem feio.)
Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor!
Que bolsa barata, custou só mil reais!
É o exagero na afirmação.
Já lhe disse isso um milhão de vezes.
Quando o filme começou, voei para casa.
Atribuição de qualidades e sentimentos humanos a seres irracionais e inanimados.
A formiga disse para a cigarra: ” Cantou...agora dança!”
15) PARADOXO
Paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser a verdade ou o contrário a uma opinião admitida como válida. Ex: O riso é coisa séria, O melhor improviso é aquele que é melhor preparado etc. O paradoxo relaciona-se com a antítese.
16) ALEGORIA
Simbologia. Muito presentes na Bíblia Sagrada através dos ensinamentos de Cristo. Ex: semeador, semente. Também presente nas fábulas e parábolas, provérbios etc.


9 de jun. de 2014

Caros alunos do Curso do Eja da Escola Casimiro de Abreu:

Posto aqui novos sites para download de livros grátis caso não consigam nos outros postados anteriormente:

http://www.dominiopublico.gov.br/
www.brasiliana.usp.br
ebooksgrátis.com.br


Espero que consigam obter online, os livros solicitados, do contrário recorram a uma biblioteca próxima. Boa-noite e boa-sorte! 

3 de jun. de 2014

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

Caros alunos do Ensino Médio do Curso do EJA da Escola Casimiro de Abreu:


  1. Conforme combinamos em sala, não existe mérito sem sacrifício e bem conheço tudo o que vocês têm feito no decorrer desse semestre, mas a leitura é essencial para que possamos crescer em aprendizagem de língua e esse acréscimo também se dá em nível cultural quando lemos.
  2. Assim, posto abaixo o trabalho que deverão realizar na volta às aulas, após a leitura dos livros que escolheram, boa-sorte.




FICHAMENTO DE OBRA LITERÁRIA


Todo o trabalho de fichamento de obra literária baseia-se sempre em uma boa leitura, consciente e crítica feita de modo observador e inteligente para que produza um bom resultado.
Consiste em detalhar informações a respeito da obra lida desde dados informativos tanto como Título, biografia do autor, época em que viveu e período político no qual se inseriu, como um trabalho de estudo e pesquisa mais profundos sobre os personagens, intencionalidade do autor, período histórico-social e construção ambiente do enredo entre outros.

NORMAS ABNT

A sigla ABNT significa: Associação Brasileira de Normas e Técnicas.
Essa associação regula todos os trabalhos acadêmicos e dispõe normas quanto à estruturação padrão a serem obedecidas pelos autores.

INICIANDO O TRABALHO APÓS A LEITURA

Podemos fazer uma escolha quanto ao trabalho a ser feito:
a)   Escrevê-lo manualmente. (apenas quando for solicitado)
b)   Digitá-lo em um computador. (utilizando o programa Office Word) (que é o nosso caso)

Em ambas as formas, é necessário um planejamento gráfico para que uma estética seja obedecida e uma organização seja estabelecida.

FORMATAÇÃO

Selecionar a fonte Arial 12 para o corpo do trabalho, formatar as páginas com parágrafos: superior e esquerdo (3 cm); inferior e direito (2 cm).
O espaço entre as linhas é de 1,5 cm.

PARTES DO TRABALHO

1     CAPA
Deve conter:
a)   Nome da Instituição a que o trabalho será entregue (no caso, o nome completo da escola) em negrito, Caps Lock, usando a fonte Arial tamanho 12, centralizado (após a digitação do texto, manter 06 espaços de 1,5).
b)   Especificação do trabalho (no caso digitar: Trabalho de Fichamento de obra literária (centralizado, Caps Lock, Arial 12), após a digitação, mantenha 2 espaços de 1,5.
c)   Título do livro lido, digitado em Arial 14, Negrito, função Caps Lock, centralizado. (manter 4 espaços de 1,5)
d)   Nome (s) do autor (es) , fonte Arial, tamanho 12, centralizado, manter 7 espaços após a digitação.
e)   Cidade onde o trabalho está sendo realizado, letra Arial 14, centralizado, manter um espaço de 1.5 e digitar a sigla do Estado, ou seja, a UF (unidade federativa).





2 FOLHA DE ROSTO

Nesta parte, escrever da mesma forma que a capa do trabalho até a parte d . A partir desse ponto, manter 05 (cinco) espaços duplos e digitar com 7 cm de recuo da margem esquerda:  


Trabalho de Conclusão de Curso (EJA) apresentado à Escola Estadual Casimiro de Abreu (CECA) como exigência parcial para a obtenção de aprovação do 2º ano do Ensino Médio.

Mantenha após esse texto, um espaço de 1,5 cm e escreva: ainda com recuo de 7 cm da margem esquerda:  


Orientador: Professora Maria Cristina Bastos Vannucchi


Dê mais cinco (5) espaços de 1,5 cm e coloque o nome da cidade e abaixo a sigla da unidade Federativa (SP) conforme explicado na primeira parte da Capa.








 3     RESUMO

Esta parte deverá ser digitada em espaço simples. As demais seguem o esquema padrão especificado na primeira parte.

Resumir o texto do livro lido de forma sintética, relacionando:
Nome da obra, nome do autor,( relatar alguns dados importantes sobre ele), personagens principais e secundários (fazer breve descrição deles), descrição do espaço (local onde os fatos ocorreram), Tempo em que se passa o enredo com principais acontecimentos, foco narrativo ( dizer se a narrativa é feita em 1ª pessoa: autor-personagem ou 3ª pessoa: autor observador)

4    AVALIAÇÃO DA OBRA

Emitir o parecer do grupo sobre o livro lido: os aspectos positivos, negativos, o que aprendeu com a leitura, citação (ões) de que mais gostaram e se identificaram com comentário, personagem mais admirado (o porquê disso), recomendação ou não da leitura e por quê. Observações a respeito do final da obra: gostaram ou poderia ser de outra forma, qual seria?

5     CONTEXTO HISTÓRICO LITERÁRIO DA OBRA

Escrever dizendo em que período histórico se encaixa esse livro lido. Para a literatura qual a importância (encaixá-la em uma estética literária).
Faça uma comparação com textos lidos e estudados em classe indicando as características do período histórico, os principais acontecimentos no mundo e no país onde a narrativa foi feita e algumas características da escola literária onde a obra se encaixa.

6     CONCLUSÃO

Em poucas linhas, descrevam os acréscimos culturais decorrentes dessa leitura em sua vida.

 7    BIBLIOGRAFIA

Se dicionários ou outras obras foram usadas como consulta para a realização desse trabalho, relacione-as nessa parte da seguinte maneira:
Sobrenome do autor em caixa alta (Caps Lock), negrito seguido de vírgula e os outros nomes do autor apenas com a inicial maiúscula. Em seguida: nome da obra em negrito apenas), ponto final. Em seguida: cidade, dois pontos (:), nome da editora e o ano da publicação da obra.

Atenção: essas orientações serão dadas de perto na volta às aulas quando usaremos a sala do Acessa para que melhor possam realizar essa tarefa.





21 de mai. de 2014

Alunos do EJA todas as séries da Escola Casimiro de Abreu:

É tempo de avaliações, provas para o fechamento do bimestre. E principalmente no caso de vocês do EJA que vencem etapas por semestre, é hora de dedicação, de estudar com vontade a teoria e os aspectos culturais aprendidos em literatura e língua portuguesa. Vocês têm aqui nesse blog as informações que compartilhamos sistematicamente.
Não deixem de acompanhar os avisos e as indicações que aqui são feitas para que haja uma melhor interação entre professor-aluno.
A atenção às aulas e a disciplina são fatores muito importantes para o entendimento da matéria exposta nas aulas em PowerPoint. Da mesma forma, a frequência às aulas é indispensável para que não percam a sequência didática dos conteúdos desenvolvidos em sala. O valor da pesquisa e realização de atividades preparatórias  às avaliações principais são de muito valor para que sejam bem sucedidos nas notas e nas avaliações externas que os esperam na vida. Assim, não desanimem, não desperdicem o tempo com atividades não relacionadas a cada aula. Boa sorte!
Abaixo, o link para o outro blog, onde postei um texto sobre o tema traição cujo assunto vocês fizeram a dissertação argumentativa:
litteraeart.blogspot.com

15 de mai. de 2014

Boa-noite. Posto abaixo um link para os alunos do 1º F que querem ter acesso ao livro digital: A história do Mago Merlin. Da mesma forma, esse site gratuito pode ser útil a todos os alunos dessa e das demais séries para encontrarem outras obras não disponíveis no 1º site que postei:

minhateca.com.br

pontuação aula slides