Este blog destina-se a postagens e comentários sobre aulas e outros recursos didáticos e objetiva uma comunicação mais efetiva entre professora,alunos e colegas do magistério.
Sobre este blog
Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...
20 de jul. de 2014
Fim de mais uma etapa, quantas delas já vi passar... Quantos
ciclos de vida e quantas gerações com as quais convivi e tentei dar o melhor de
mim na difícil missão de mestra...
Hoje, aqui estamos nós, praticamente separados, restando
apenas o último encontro numa sala de recepções para a entrega de seus tão
sofridos diplomas. Cada um de vocês, agora, seguirá seus caminhos na vida e
queira Deus que nossos ensinamentos e exemplos lhes sejam úteis. A princípio,
um grande vazio pela ausência diária que substituirá a nossa convivência de
todas as noites no árduo trabalho de lapidar o conhecimento.
A lição aprendida, antes tão questionada e incompreensível,
de repente, será a luz a clarear seus caminhos, a chave que abrirá muitas
portas para seu sucesso.
Saudades, certamente, estarão vivas ao longo da nossa
existência e em determinadas horas serão tão fortes e presentes que poderemos
sentir os aromas e visualizar as cores de todos os momentos vividos.
Apesar do tempo escasso e de todas as contrariedades e
empecilhos em nossa vida, que dificultou o término do que estava programado,
saibam que a entrega da semente foi de coração, fruto de amor desinteressado em
valores materiais.
Essa noite, 3º ano E, com muito orgulho, venho a vosso
encontro com a última lição: a do compartilhamento dessa emoção forte que
sentirão ao verem premiado todo seu sacrifício; pois o que encerra essa noite é
a coroação, a colheita da plantação, e cada um de vocês, sem dúvida alguma, terá
o mérito de receber o fruto do seu trabalho...
Saibam que fica entre nós o laço indissolúvel da amizade, da
solidariedade e da lição aprendida. Que a humildade, a disposição para a
pesquisa e a retidão de caráter nunca abandone nosso comportamento e seja nosso
maior escopo.
Para todos, sonho um futuro iluminado, não pelo poder do
dinheiro e do materialismo, mas pelo poder do amor que deverá ser sempre nosso
norte e nos levará à completa felicidade.
Sejam muito felizes!!!
14 de jul. de 2014
Queridos alunos do Curso do EJA da Escola Casimiro de Abreu:
Hoje, logo após a última postagem que lhes dirigi, recebi um telefonema da escola me comunicando que não era mais a sua professora, infelizmente, uma outra, do período da tarde do Casimiro desistiu de suas aulas e escolheu essas que eu estava ministrando.
Não me perguntem a razão, não sei explicar, as leis da Educação nesse país são totalmente injustas e incoerentes, o que custava esperar o término do Curso?
Sinto-me muito triste com tudo isso, peço desculpas, mas, infortunadamente, não poderei conduzi-los na sala de informática no trabalho solicitado pós- leitura dos livros que leram , não será possível avaliá-los nesse sentido como estava programado.
Fica aqui, o convite para que postem comentários no nosso blog de relacionamento e se precisarem de ajuda podem enviar os trabalhos pelo meu e-mail. Ficarei feliz em poder ajudá-los.
Especialmente para o 3º ano E ficam os parabéns pela formatura, boa-sorte em suas vidas e um grande abraço, agradecendo a todos os momentos de convivência.
Sejam muito felizes!!!
Boa-tarde, caros alunos do curso do EJA da Escola Casimiro de Abreu:
Hoje, retornamos das férias que esse ano nos foram antecipadas. Espero que tenham tido o tempo suficiente para realizarem seus trabalhos de conclusão do curso solicitados antes das férias.
Posto abaixo, para todas as séries, teoria sobre as figuras de linguagem com as quais iremos trabalhar nesses últimos dias de aula e presentes nos textos literários que estamos abordando. Não faltem, o semestre ainda não terminou para vocês, cumpram sua missão até o fim, não a abandonem no meio do caminho. Aqueles que puderem imprimam o texto abaixo. Um abraço.
Figuras de Linguagem (site
de referência: http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/)
São recursos usados
pelo falante para realçar a sua mensagem.
Veja os exemplos:
1-Na estante, livros
e mais livros.
2-Ele prefere um passeio pela praia; eu, cinema.
2-Ele prefere um passeio pela praia; eu, cinema.
No 1º exemplo temos
uma elipse, já no 2º, a figura que aparece é o zeugma.
A elipse consiste na
omissão de um termo que é facilmente identificado.
No exemplo 1,
percebemos claramente que o verbo “haver” foi omitido.
No exemplo 2, ocorre zeugma, que é a omissão de um termo que já fora expresso anteriormente.
No exemplo 2, ocorre zeugma, que é a omissão de um termo que já fora expresso anteriormente.
“Ele prefere um
passeio pela praia;eu, (prefiro) cinema.”(Não houve necessidade de repetir o
verbo, pois entendemos o recado).
Na oração: “Ela
cantou uma canção linda!”, houve o emprego de um termo desnecessário, pois quem
canta, só pode cantar uma canção.
Na famosa frase: “Vi
com meus próprios olhos.”, também ocorre o mesmo.
Pleonasmo é a repetição de idéias
Pleonasmo é a repetição de idéias
Exemplos:
Correm pelo parque as crianças da rua.
Na escada subiu o pintor.
Correm pelo parque as crianças da rua.
Na escada subiu o pintor.
As duas orações estão
na ordem inversa.
O hipérbato consiste na inversão dos termos da oração.
O hipérbato consiste na inversão dos termos da oração.
Na ordem direta
ficaria:
As crianças da rua
correm pelo parque.
O pintor subiu na escada.
O pintor subiu na escada.
É a falta de nexo que
existe entre o início e o fim de uma frase.
Dois gatinhos miando
no muro, conversávamos sobre como é complicada a vida dos animais.
Novas espécies de tubarão no Japão, pensava em como é misteriosa a natureza.
Novas espécies de tubarão no Japão, pensava em como é misteriosa a natureza.
É a concordância com
a ideia e não com a palavra dita.
Pode ser: de gênero, número ou pessoa.
Pode ser: de gênero, número ou pessoa.
SILEPSE DE GÊNERO
(masc./fem.)Vossa Excelência está admirado do fato?
O pronome de
tratamento “Vossa Excelência” é feminino, mas o adjetivo “admirado” está no
masculino. Ou seja, concordou com a pessoa a quem se referia (no caso, um
homem).
Aqui temos o feminino
e o masculino, logo, silepse de gênero.
SILEPSE DE NÚMERO
(singular/plural)
Aquela multidão
gritavam diante do ídolo.
Multidão está no
singular, mas o verbo está no plural.
“Gritavam” concorda com a ideia de plural que está em “multidão”.
“Gritavam” concorda com a ideia de plural que está em “multidão”.
Mais exemplos.
A maior parte fizeram
a prova.
A grande maioria estudam uma língua.
A grande maioria estudam uma língua.
SILEPSE DE PESSOA
Todos estávamos
nervosos.
Esta frase levaria o
verbo normalmente para a 3ª pessoa (estavam - eles) mas a concordância foi
feita com a 1ª pessoa(nós).
Temos aqui 2 pessoas ( eles e nós ) logo, silepse de pessoa.
Temos aqui 2 pessoas ( eles e nós ) logo, silepse de pessoa.
Mais exemplos:
As duas comemos muita
pizza.(elas – nós)
Todos compramos chocolates e balas.(eles – nós)
Os brasileiros sois um povo solidário. (eles – vós)
Os cariocas somos muito solidários.(eles – nós)
Todos compramos chocolates e balas.(eles – nós)
Os brasileiros sois um povo solidário. (eles – vós)
Os cariocas somos muito solidários.(eles – nós)
1-Aquele homem é um
leão.
Estamos comparando um
homem com um leão, pois esse homem é forte e corajoso como um leão.
2-A vida vem em ondas
como o mar.
Aqui também existe
uma comparação, só que desta vez é usado o conectivo comparativo: como.
O exemplo 1 é uma
metáfora e o exemplo 2 é uma comparação.
Exemplos de metáfora.
Ele é um anjo.
Ela uma flor.
Ela uma flor.
Exemplos de comparação.
A chuva cai como
lágrimas.
A mocidade é como uma flor.
A mocidade é como uma flor.
Metáfora: sem o
conectivo comparativo.
Comparação: com o conectivo (como, tal como, assim como)
Comparação: com o conectivo (como, tal como, assim como)
Aqui também existe a
comparação, só que desta vez ela é mais objetiva.
Ele gosta de ler
Agatha Christie.
Ele comeu uma caixa de chocolate.
(Ele comeu o que estava dentro da caixa)
A velhice deve ser respeitada.
Pão para quem tem fome.(“Pão” no lugar de “alimento”)
Não tinha teto em que se abrigasse.(“Teto” em lugar de “casa”)
Ele comeu uma caixa de chocolate.
(Ele comeu o que estava dentro da caixa)
A velhice deve ser respeitada.
Pão para quem tem fome.(“Pão” no lugar de “alimento”)
Não tinha teto em que se abrigasse.(“Teto” em lugar de “casa”)
A Cidade Maravilhosa
recebe muitos turistas durante o carnaval.
O Rei das Selvas está bravo.
A Dama do Suspense escreveu livros ótimos.
O Mestre do Suspense dirigiu grandes clássicos do cinema.
O Rei das Selvas está bravo.
A Dama do Suspense escreveu livros ótimos.
O Mestre do Suspense dirigiu grandes clássicos do cinema.
Nos exemplos acima
notamos que usamos expressões especiais para falar de alguém ou de algum lugar.
Cidade Maravilhosa:
Rio de Janeiro
Rei das Selvas: Leão
A Dama do Suspense: Agatha Christie
O Mestre do Suspense: Alfred Hitchcock
Rei das Selvas: Leão
A Dama do Suspense: Agatha Christie
O Mestre do Suspense: Alfred Hitchcock
Quando
usamos esse recurso estamos empregando a perífrase ou antonomásia.
Perífrase, quando se tratar de lugares ou animais.
Antonomásia, quando forem pessoas
Perífrase, quando se tratar de lugares ou animais.
Antonomásia, quando forem pessoas
A catacrese é o
emprego impróprio de uma palavra ou expressão por esquecimento ou ignorância do
seu real sentido.
Sentou-se no braço da
poltrona para descansar.
A asa da xícara quebrou-se.
O pé da mesa estava quebrado.
Vou colocar um fio de azeite na sopa.
A asa da xícara quebrou-se.
O pé da mesa estava quebrado.
Vou colocar um fio de azeite na sopa.
Emprego de termos com
sentidos opostos.
Ela se preocupa tanto
com o passado que esquece o presente.
A guerra não leva a nada, devemos buscar a paz.
A guerra não leva a nada, devemos buscar a paz.
Aquele rapaz não é
legal, ele subtraiu dinheiro.
Acho que não fui feliz nos exames.
Acho que não fui feliz nos exames.
O intuito dessas
orações foi abrandar a mensagem, ou seja, ser mais educado.
No exemplo 1 o verbo “roubar” foi substituído por uma expressão mais leve.
O mesmo ocorre com o exemplo 2 , “reprovado “ também foi substituído por uma expressão mais leve.
No exemplo 1 o verbo “roubar” foi substituído por uma expressão mais leve.
O mesmo ocorre com o exemplo 2 , “reprovado “ também foi substituído por uma expressão mais leve.
Que homem lindo!
(quando se trata, na verdade, de um homem feio.)
Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor!
Que bolsa barata, custou só mil reais!
Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor!
Que bolsa barata, custou só mil reais!
É o exagero na
afirmação.
Já lhe disse isso um
milhão de vezes.
Quando o filme começou, voei para casa.
Quando o filme começou, voei para casa.
Atribuição de qualidades
e sentimentos humanos a seres irracionais e inanimados.
A formiga disse para
a cigarra: ” Cantou...agora dança!”
15) PARADOXO
Paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser a verdade ou o contrário a uma opinião admitida como válida. Ex:
O riso é coisa séria, O melhor improviso é aquele que é melhor preparado etc. O
paradoxo relaciona-se com a antítese.
16) ALEGORIA
Simbologia. Muito
presentes na Bíblia Sagrada através dos ensinamentos de Cristo. Ex: semeador,
semente. Também presente nas fábulas e parábolas, provérbios etc.
9 de jun. de 2014
Caros alunos do Curso do Eja da Escola Casimiro de Abreu:
Posto aqui novos sites para download de livros grátis caso não consigam nos outros postados anteriormente:
http://www.dominiopublico.gov.br/
www.brasiliana.usp.br
ebooksgrátis.com.br
Espero que consigam obter online, os livros solicitados, do contrário recorram a uma biblioteca próxima. Boa-noite e boa-sorte!
Posto aqui novos sites para download de livros grátis caso não consigam nos outros postados anteriormente:
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Espero que consigam obter online, os livros solicitados, do contrário recorram a uma biblioteca próxima. Boa-noite e boa-sorte!
3 de jun. de 2014
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
Caros alunos do Ensino Médio do Curso do EJA da Escola Casimiro de Abreu:
- Conforme combinamos em sala, não existe mérito sem sacrifício e bem conheço tudo o que vocês têm feito no decorrer desse semestre, mas a leitura é essencial para que possamos crescer em aprendizagem de língua e esse acréscimo também se dá em nível cultural quando lemos.
- Assim, posto abaixo o trabalho que deverão realizar na volta às aulas, após a leitura dos livros que escolheram, boa-sorte.
FICHAMENTO DE OBRA
LITERÁRIA
Todo
o trabalho de fichamento de obra literária baseia-se sempre em uma boa leitura,
consciente e crítica feita de modo observador e inteligente para que produza um
bom resultado.
Consiste
em detalhar informações a respeito da obra lida desde dados informativos tanto
como Título, biografia do autor, época em que viveu e período político no qual se
inseriu, como um trabalho de estudo e pesquisa mais profundos sobre os
personagens, intencionalidade do autor, período histórico-social e construção
ambiente do enredo entre outros.
NORMAS
ABNT
A
sigla ABNT significa: Associação
Brasileira de Normas e Técnicas.
Essa
associação regula todos os trabalhos acadêmicos e dispõe normas quanto à estruturação
padrão a serem obedecidas pelos autores.
INICIANDO O TRABALHO APÓS A LEITURA
Podemos
fazer uma escolha quanto ao trabalho a ser feito:
a)
Escrevê-lo manualmente. (apenas quando for
solicitado)
b)
Digitá-lo em um computador. (utilizando o
programa Office Word) (que é o nosso caso)
Em ambas as formas, é
necessário um planejamento gráfico para que uma estética seja obedecida e uma
organização seja estabelecida.
FORMATAÇÃO
Selecionar a fonte Arial 12
para o corpo do trabalho, formatar as páginas com parágrafos: superior e
esquerdo (3 cm); inferior e direito (2 cm).
O espaço entre as linhas é
de 1,5 cm.
PARTES DO TRABALHO
1
CAPA
Deve conter:
a) Nome
da Instituição a que o trabalho será entregue (no caso, o nome completo da
escola) em negrito, Caps Lock, usando a fonte Arial tamanho 12, centralizado
(após a digitação do texto, manter 06 espaços de 1,5).
b) Especificação
do trabalho (no caso digitar: Trabalho de Fichamento de
obra literária (centralizado, Caps Lock, Arial 12), após a digitação, mantenha
2 espaços de 1,5.
c) Título
do livro lido, digitado em Arial 14, Negrito, função Caps Lock, centralizado.
(manter 4 espaços de 1,5)
d) Nome (s) do autor (es) , fonte Arial, tamanho
12, centralizado, manter 7 espaços após
a digitação.
e) Cidade
onde o trabalho está sendo realizado, letra Arial 14, centralizado, manter um
espaço de 1.5 e digitar a sigla do Estado, ou seja, a UF (unidade federativa).
2
FOLHA DE ROSTO
Nesta parte, escrever da
mesma forma que a capa do trabalho até a parte d . A partir desse ponto, manter 05 (cinco) espaços duplos e digitar
com 7 cm de recuo da margem esquerda:
Trabalho
de Conclusão de Curso (EJA) apresentado à Escola Estadual Casimiro de Abreu (CECA)
como exigência parcial para a obtenção de aprovação do 2º ano do Ensino Médio.
Mantenha após esse texto, um
espaço de 1,5 cm e escreva: ainda com recuo de 7 cm da margem esquerda:
Orientador:
Professora Maria Cristina Bastos Vannucchi
Dê
mais cinco (5) espaços de 1,5 cm e coloque o nome da cidade e abaixo a sigla da
unidade Federativa (SP) conforme explicado na primeira parte da Capa.
3
RESUMO
Esta
parte deverá ser digitada em espaço simples. As demais seguem o esquema padrão
especificado na primeira parte.
Resumir
o texto do livro lido de forma sintética, relacionando:
Nome
da obra, nome do autor,( relatar alguns dados importantes sobre ele), personagens
principais e secundários (fazer breve descrição deles), descrição do espaço
(local onde os fatos ocorreram), Tempo em que se passa o enredo com principais
acontecimentos, foco narrativo ( dizer se a narrativa é feita em 1ª pessoa:
autor-personagem ou 3ª pessoa: autor observador)
4 AVALIAÇÃO
DA OBRA
Emitir o parecer do grupo
sobre o livro lido: os aspectos positivos, negativos, o que aprendeu com a
leitura, citação (ões) de que mais gostaram e se identificaram com comentário,
personagem mais admirado (o porquê disso),
recomendação ou não da leitura e por quê. Observações a respeito do final
da obra: gostaram ou poderia ser de outra forma, qual seria?
5 CONTEXTO
HISTÓRICO LITERÁRIO DA OBRA
Escrever
dizendo em que período histórico se encaixa esse livro lido. Para a literatura
qual a importância (encaixá-la em uma estética literária).
Faça
uma comparação com textos lidos e estudados em classe indicando as características
do período histórico, os principais acontecimentos no mundo e no país onde a
narrativa foi feita e algumas características da escola literária onde a obra
se encaixa.
6 CONCLUSÃO
Em poucas linhas, descrevam os acréscimos culturais
decorrentes dessa leitura em sua vida.
7 BIBLIOGRAFIA
Se dicionários ou outras obras foram usadas como consulta
para a realização desse trabalho, relacione-as nessa parte da seguinte maneira:
Sobrenome do autor em caixa alta (Caps Lock), negrito
seguido de vírgula e os outros nomes do autor apenas com a inicial maiúscula. Em
seguida: nome da obra em negrito apenas), ponto final. Em seguida: cidade, dois pontos (:), nome
da editora e o ano da publicação da obra.
Atenção: essas orientações serão dadas de perto na volta às aulas quando usaremos a sala do Acessa para que melhor possam realizar essa tarefa.
21 de mai. de 2014
Alunos do EJA todas as séries da Escola Casimiro de Abreu:
É tempo de avaliações, provas para o fechamento do bimestre. E principalmente no caso de vocês do EJA que vencem etapas por semestre, é hora de dedicação, de estudar com vontade a teoria e os aspectos culturais aprendidos em literatura e língua portuguesa. Vocês têm aqui nesse blog as informações que compartilhamos sistematicamente.
Não deixem de acompanhar os avisos e as indicações que aqui são feitas para que haja uma melhor interação entre professor-aluno.
A atenção às aulas e a disciplina são fatores muito importantes para o entendimento da matéria exposta nas aulas em PowerPoint. Da mesma forma, a frequência às aulas é indispensável para que não percam a sequência didática dos conteúdos desenvolvidos em sala. O valor da pesquisa e realização de atividades preparatórias às avaliações principais são de muito valor para que sejam bem sucedidos nas notas e nas avaliações externas que os esperam na vida. Assim, não desanimem, não desperdicem o tempo com atividades não relacionadas a cada aula. Boa sorte!
Abaixo, o link para o outro blog, onde postei um texto sobre o tema traição cujo assunto vocês fizeram a dissertação argumentativa:
litteraeart.blogspot.com
Abaixo, o link para o outro blog, onde postei um texto sobre o tema traição cujo assunto vocês fizeram a dissertação argumentativa:
litteraeart.blogspot.com
15 de mai. de 2014
Boa-noite. Posto abaixo um link para os alunos do 1º F que querem ter acesso ao livro digital: A história do Mago Merlin. Da mesma forma, esse site gratuito pode ser útil a todos os alunos dessa e das demais séries para encontrarem outras obras não disponíveis no 1º site que postei:
minhateca.com.br
minhateca.com.br
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