Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



1 de mar. de 2020

Aos alunos dos 1ºs anos E e F  da Escola Pe Anchieta:

Disciplina Português e Literatura

Caros alunos, conforme prometido em sala de aula, segue esta postagem que lhes servirá de apoio para aprofundamento de estudo e acréscimo cultural.
Trabalhamos em sala, o texto: As andorinhas de Antônio Nobre, e seguem os dados históricos deste autor, o seu estilo de época e o contexto onde viveu.



  António Nobre era português, nasceu em 1867, século XIX  e faleceu em 1900 já no século XX. Nasceu na Cidade do Porto e era de família economicamente privilegiada. Em se falando de estilo de época, conviveu com parte do período realista da literatura  e a maior parte durante o Simbolismo. Estudou Direito, mas abandonou os estudos e por duas vezes foi reprovado, dirigindo-se então para a Universidade de Sorbonne, na França onde concluiu o curso (1895).Foi na faculdade que começou a escrever poesias, e como o Simbolismo volta-se para as características românticas, suas poesias são muito tristes, centram-se em temas fúnebres (influência do escritor Byron), como doença e morte também influenciados pela tuberculose, enfermidade da qual vem a falecer aos 32 anos. Principais obras: Só (considerada por ele próprio como a mais triste de Portugal); Balada do caixão, Adeus, entre outras distribuídas em dois volumes: Despedidas e Primeiros versos. Sua linguagem refinada apesar de simples, reflete também saudades da infância, tristeza por sua condição e a  vida em Paris onde ficou exilado durante a doença.
Resultado de imagem para António Pereira Nobre
Realismo (prosa) - Parnasianismo (poesia) (de 1881 a 1893)
Simbolismo (de 1893 a 1922) 
      O Simbolismo aconteceu em um período em que havia oposição ao Realismo/Parnasianismo e a qualquer tendência que esse estilos apresentassem. 
     Ao invés da razão,frieza de sentimentos e perfeição formal, o simbolista preferia o sentimento, a fluidez, e, se na época realista havia a dinâmica das revoluções, e da guerra, além do culto ao material,o simbolista trabalhava com o sentimento, a fluidez  e, a transcendência do humano para o espiritual onde um certo pessimismo pairava no ar como tendências do Romantismo. Desta forma, os órgãos do sentido estão presentes nas obras simbolistas.
  A musicalidade se faz presente nos versos deste período, através de aliterações constantes, repetição de palavras, individualismo, a troca  do social pela busca individual e introspecção.
 Escritores europeus que influenciaram essas tendências de época:
  Baudelaire, Mallarmé, Verlaine e Rimbaud (os chamados poetas malditos).
  No Brasil, o principal representante do Simbolismo é o poeta Cruz e Sousa. 
 Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre o assunto, qualquer dúvida, questionamento ou sugestão serão muito bem-vindos no espaço comentários, obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira deixar nesse espaço, qualquer comentário, dúvida ou colaboração (sugestão). É assim que se pratica a real democracia.

pontuação aula slides