Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



7 de ago. de 2014

Bom-dia, prezados alunos da escola Casimiro de Abreu:

Como já explicado em sala de aula, esse semestre começo com vocês uma nova etapa: desenvolver um projeto de técnicas de redação. Posto abaixo, a parte teórica para servir de base a aquisição de mais esse conhecimento para aqueles que não estavam presentes às aulas ou que não conseguiram obter esse conteúdo:

TÉCNICAS DE REDAÇÃO

Redação é o ato de redigir, escrever, criar textos. É na escola durante o Ensino Fundamental e Médio que começamos a aprender as técnicas que facilitarão essa tarefa. Temos que distinguir dois tipos de redação bem distintas:

1 REDAÇÃO OFICIAL

É usada junto a estabelecimentos públicos e privados (particulares) com o objetivo de fazer pedidos formais, reclamações, solicitar documentos ou passar informações. São documentos e, portanto seguem uma norma padrão em sua formatação orientados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). A ABNT é um órgão que regulamenta não apenas textos, mas fornece uma base sólida para outras situações, como exemplo, regulamentação de construções e reformas em condomínios.
Desse modo, pela redação oficial tratar de documentos precisa sempre ter um objetivo claro, linguagem técnica na norma padrão culta, precisa e concisa (breve, mas eficaz).
Exemplos de redação oficial: requerimento, carta comercial, ofício, circular, ata, boletim de ocorrência, petição, procuração etc.

2 REDAÇÃO LITERÁRIA

Caracteriza-se por apresentar textos pelo uso da criação de um autor ao desenvolver um tema qualquer e nesse trabalho seleciona um vocabulário próprio, com estilo na norma padrão culta (a socialmente aceita) como forma de conseguir seu objetivo. Utilizada em avaliações internas e externas: SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo),ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ENADE(Exame Nacional de Desempenho de Estudamtes), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) PISA ( Programme for International Student Assessment - Programa Internacional de Avaliação de Alunos conhecido no Brasil como ENEM Internacional promovido pela OCDE -Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) etc, visam averiguar todos os aspectos aprendidos de uma língua ao decorrer do Ensino Fundamental, Médio e acadêmico de um aluno e seu desenvolvimento e capacidade criadora.Temos como exemplo de redação literária textos de variados gêneros e tipos, lembrando que essas duas conceituações são diferentes, exemplificando, temos, por exemplo para o gênero narrativo que consiste em contar um episódio ou fato qualquer vários tipos de texto: Fábulas (cujos personagens são animais que assumem o humano), Apólogos ( objetos e coisas que se humanizam), Crônicas ( narrativa do cotidiano com lirismo e humor), Contos etc.
Iniciando as técnicas e criação de textos veremos a seguir o Requerimento da redação oficial:

A formatação do Requerimento que visa solicitar documentos, fazer pedidos ou reclamações, inicia-se com  a preparação anterior  da página onde o texto será felizmente, digitado em um teclado de computador ou até mesmo feito à mão ou datilografado.
As vantagens da tecnologia moderna no caso do computador são inúmeras, pois podemos produzir um documento impecável na limpeza e estética.

FORMATAÇÃO DA PÁGINA

MARGENS:    

Superior e esquerda: 3 cm.
Inferior e direita: 2 cm.

FONTE:

Arial ou Times New Roman

TAMANHO DA FONTE:

12.

PARÁGRAFOS: 

Duplos.

Uma vez preparada sua página, vamos às partes de um requerimento:

1 VOCATIVO

É o apelo dirigido à pessoa responsável da instituição a resolver o problema descrito no texto do requerimento. Deve ser escrito todo em letras maiúsculas (ativar função Caps Lock), Negrito e Centralizado. Usa-se um pronome de tratamento adequado ao cargo do requerido antes da sua função (mais abaixo postarei os principais pronomes de tratamento utilizados).Ex:

À EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DO BRASIL

Depois de escrito o vocativo é preciso deixar um espaço de aproximadamente 8 (enter) antes de iniciar a segunda parte.

2 CORPO DO TEXTO

Inicia-se desativando a função Caps lock e Negrito mantendo 15 espaços simples (barra de espaços - Space bar) de parágrafo além da margem onde se escreve:

Nome completo do requerente, nacionalidade, estado civil, profissão,nº de RG e CPF e outros documentos, se for o caso, endereço completo, seguido da frase:
Vem respeitosamente através deste requerer (solicitar, pedir) e se faz o pedido encerrando em um só parágrafo.
Deixar 2 (dois) espaços duplos (enter).
A partir desse momento, manter o alinhamento do texto à direita, com recuo de aproximadamente 7 (sete) cm da margem esquerda.

3 FECHAMENTO

A frase é padrão: 

                                                Nestes termos, 
                                                 pede deferimento.

Termos significa palavras
Deferimento significa atendimento ao pedido feito.
 Para iniciar a próxima etapa mantenha 3 espaços duplos (enter).

                                               Cidade, data

Mantenha mais 3 espaços duplos (enter)
       
                                              assinatura
                                              ____________
                                              nome completo


 Exemplo de requerimento pronto:

Quando fazemos um documento assim, precisamos ter um assunto a tratar, no caso abaixo apenas há uma simulação de um aluno ingressante de uma faculdade que solicita seu histórico escolar à escola em que cursou Ensino Fundamental e Médio.



AO SENHOR DIRETOR DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOÃO DE SOUZA







               Antonio Almeida Júnior, brasileiro, solteiro, estudante, RG: 47.987.876-9, registrado regularmente no CPF sob o nº 134.567.098-86, domiciliado à Rua Senador Afonso, 23, bairro Nova Cantareira, nesta cidade de São Paulo, vem respeitosamente junto a V.Sª  solicitar o histórico escolar referente aos Ensinos Fundamental e Médio cursados neste estabelecimento de Ensino pelo requerente para fins educacionais de continuidade dos estudos.

                              Nestes termos,
                              pede deferimento.


                             São Paulo, 12 de agosto de 2004.


                              assinatura
                              __________
                              Nome completo

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