Sobre este blog

Ser mestre é ser um semeador; não qualquer um deles, entretanto, aquele semeador que não escolhe o solo em que vai lançar sua semente e que não se queixa ou questiona se o solo é seco, árido ou fértil, porque o essencial é semear...



8 de mar. de 2014

Boa-noite, caros alunos do 3º ano do Ensino Médio do EJA Casimiro de Abreu.
Essa postagem vai para vocês, é o primeiro texto que estamos trabalhando. Trata-se da poesia moderna de Vinicius de Moraes, poeta da 2ª geração modernista, cujas características estudaremos em classe. Se houver possibilidade imprimam esse texto para trazerem para a próxima aula.

  

O OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO



E o Diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o Diabo: — Dar-te-ei todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue e dou-o a quem quero; portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: — Vai-te, Satanás; porque está escrito: adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás(Lucas, cap. IV, versículos 5-8).



Era ele que erguia casas 

Onde antes só havia chão. 
Como um pássaro sem asas 
Ele subia com as casas 
Que lhe brotavam da mão. 
Mas tudo desconhecia 
De sua grande missão: 
Não sabia, por exemplo 
Que a casa de um homem é um templo 
Um templo sem religião 
Como tampouco sabia 
Que a casa que ele fazia 
Sendo a sua liberdade 
Era a sua escravidão. 



De fato, como podia 
Um operário em construção 
Compreender por que um tijolo 
Valia mais do que um pão? 
Tijolos ele empilhava 
Com pá, cimento e esquadria 
Quanto ao pão, ele o comia... 
Mas fosse comer tijolo! 
E assim o operário ia 
Com suor e com cimento 
Erguendo uma casa aqui 
Adiante um apartamento 
Além uma igreja, à frente 
Um quartel e uma prisão: 
Prisão de que sofreria 
Não fosse, eventualmente 
Um operário em construção. 



Mas ele desconhecia 
Esse fato extraordinário: 
Que o operário faz a coisa 
E a coisa faz o operário. 
De forma que, certo dia 
À mesa, ao cortar o pão 
O operário foi tomado 
De uma súbita emoção 
Ao constatar assombrado 
Que tudo naquela mesa 
- Garrafa, prato, facão - 
Era ele quem os fazia 
Ele, um humilde operário, 
Um operário em construção. 
Olhou em torno: gamela 
Banco, enxerga, caldeirão 
Vidro, parede, janela 
Casa, cidade, nação! 
Tudo, tudo o que existia 
Era ele quem o fazia 
Ele, um humilde operário 
Um operário que sabia 
Exercer a profissão. 



Ah, homens de pensamento 
Não sabereis nunca o quanto 
Aquele humilde operário 
Soube naquele momento! 
Naquela casa vazia 
Que ele mesmo levantara 
Um mundo novo nascia 
De que sequer suspeitava. 
O operário emocionado 
Olhou sua própria mão 
Sua rude mão de operário 
De operário em construção 
E olhando bem para ela 
Teve um segundo a impressão 
De que não havia no mundo 
Coisa que fosse mais bela. 



Foi dentro da compreensão 
Desse instante solitário 
Que, tal sua construção 
Cresceu também o operário. 
Cresceu em alto e profundo 
Em largo e no coração 
E como tudo que cresce 
Ele não cresceu em vão 
Pois além do que sabia 
- Exercer a profissão - 
O operário adquiriu 
Uma nova dimensão: 
A dimensão da poesia. 



E um fato novo se viu 
Que a todos admirava: 
O que o operário dizia 
Outro operário escutava. 



E foi assim que o operário 
Do edifício em construção 
Que sempre dizia sim 
Começou a dizer não. 
E aprendeu a notar coisas 
A que não dava atenção: 



Notou que sua marmita 
Era o prato do patrão 
Que sua cerveja preta 
Era o uísque do patrão 
Que seu macacão de zuarte 
Era o terno do patrão 
Que o casebre onde morava 
Era a mansão do patrão 
Que seus dois pés andarilhos 
Eram as rodas do patrão 
Que a dureza do seu dia 
Era a noite do patrão 
Que sua imensa fadiga 
Era amiga do patrão. 



E o operário disse: Não! 
E o operário fez-se forte 
Na sua resolução. 



Como era de se esperar 
As bocas da delação 
Começaram a dizer coisas 
Aos ouvidos do patrão. 
Mas o patrão não queria 
Nenhuma preocupação 
- "Convençam-no" do contrário - 
Disse ele sobre o operário 
E ao dizer isso sorria. 



Dia seguinte, o operário 
Ao sair da construção 
Viu-se súbito cercado 
Dos homens da delação 
E sofreu, por destinado 
Sua primeira agressão. 
Teve seu rosto cuspido 
Teve seu braço quebrado 
Mas quando foi perguntado 
O operário disse: Não! 



Em vão sofrera o operário 
Sua primeira agressão 
Muitas outras se seguiram 
Muitas outras seguirão. 
Porém, por imprescindível 
Ao edifício em construção 
Seu trabalho prosseguia 
E todo o seu sofrimento 
Misturava-se ao cimento 
Da construção que crescia. 



Sentindo que a violência 
Não dobraria o operário 
Um dia tentou o patrão 
Dobrá-lo de modo vário. 
De sorte que o foi levando 
Ao alto da construção 
E num momento de tempo 
Mostrou-lhe toda a região 
E apontando-a ao operário 
Fez-lhe esta declaração: 
- Dar-te-ei todo esse poder 
E a sua satisfação 
Porque a mim me foi entregue 
E dou-o a quem bem quiser. 
Dou-te tempo de lazer 
Dou-te tempo de mulher. 
Portanto, tudo o que vês 
Será teu se me adorares 
E, ainda mais, se abandonares 
O que te faz dizer não. 



Disse, e fitou o operário 
Que olhava e que refletia 
Mas o que via o operário 
O patrão nunca veria. 
O operário via as casas 
E dentro das estruturas 
Via coisas, objetos 
Produtos, manufaturas. 
Via tudo o que fazia 
O lucro do seu patrão 
E em cada coisa que via 
Misteriosamente havia 
A marca de sua mão. 
E o operário disse: Não! 



- Loucura! - gritou o patrão 
Não vês o que te dou eu? 
- Mentira! - disse o operário 
Não podes dar-me o que é meu. 



E um grande silêncio fez-se 
Dentro do seu coração 
Um silêncio de martírios 
Um silêncio de prisão. 
Um silêncio povoado 
De pedidos de perdão 
Um silêncio apavorado 
Com o medo em solidão. 



Um silêncio de torturas 
E gritos de maldição 
Um silêncio de fraturas 
A se arrastarem no chão. 
E o operário ouviu a voz 
De todos os seus irmãos 
Os seus irmãos que morreram 
Por outros que viverão. 
Uma esperança sincera 
Cresceu no seu coração 
E dentro da tarde mansa 
Agigantou-se a razão 
De um homem pobre e esquecido 
Razão porém que fizera 
Em operário construído 
O operário em construção.


Este texto é da década de 50. Período histórico 1949-1956 (ano da criação do poema). Faz referência à passagem bíblica: Lucas, cap. IV, vs. 5-8:

[...] E o demônio o levou a um alto monte e lhe mostrou todos os reinos da redondeza da terra em um momento de tempo. E lhe disse: "Dar-te-ei todo este poder e a glória destes reinos, porque eles me foram dados, e eu os dou a quem me parece. Portanto, se tu na minha presença prostrado me adorares, todos eles serão teus". E respondendo Jesus  lhe disse: "Escrito está: ao senhor teu Deus adorarás e a Ele só servirás"[...] Fonte:Bíblia Sagrada. Edição Ecumênica. Ed Mirador.


A respeito desse momento histórico político e social de 1946 a 1959 encontrem subsídios em:

http://www.aeconomiadobrasil.com.br/artigo.php?artigo=87


5 de mar. de 2014

Prezados alunos das séries do EJA da EE Casimiro de Abreu:


Posto aqui o material que será usado no semestre para correção dos seus textos nas aulas de redação. Por gentileza, quem tiver acesso a uma impressora, imprima e traga para as aulas de português, ou então copie manualmente:

Sistema de Correção de redações

Numeração dos erros


1- Grafia
2- Acentuação
3- mau emprego de palavra
4- Pontuação
5- Uso de linguagem coloquial
6-Estética, paragrafação, estrutura
7- Falta coesão, coerência, clareza
8- Uso de tempo verbal inadequado
9- Repetição de palavras, termos ou ideias
10-Faltou palavra ou termo
11- Concordância verbal ou nominal incorretas
12- Regência verbal ou nominal incorreta
13- Pleonasmo vicioso
14- Ambiguidade
15- Erro de colocação pronominal/ Mau emprego de pronome
16- Título pouco criativo ou inexistente
17-Fundamentar melhor a frase
18-Problemas com a Introdução, Desenvolvimento ou Conclusão
19-Erro de divisão silábica
20-Eco (colisão de sons)
21- Desfazer a inversão dos termos da frase
22- Erro de gênero ou número
23- Fechar Parênteses
24- Evitar muitas perguntas
25-Fazer pergunta indireta
26- Usar letra maiúscula ou minúscula
27- Saiu do  tema proposto
28-Informação errada
29- Cacófato
30- Fora do gênero
31-Letra ilegível
32- Sem orientação espacial
33- Faltou sequência lógica
34-Mudança de foco narrativo
35- Flexão de gênero ou número incorretos
36- Plágio (Cópia de texto já existente)

Imprima também a lista das efemérides que serão exploradas nas aulas de redação:

10 de março - Dia do telefone nosso 1º trabalho


21 de abril - Tiradentes

01 de maio - Dia do Trabalho

17 de julho - Dia de Proteção às Florestas

10 de agosto - Dia dos Pais

07 de setembro - Dia da independência do Brasil

15 de novembro - Dia da Proclamação da República

Profª Maria Cristina Bastos Vannucchi

28 de fev. de 2014

Novo ano, recomeço...

Começar de novo...Assim como a melodia de Ivan Lins, estou de novo em meio a uma nova escola, não diria tão nova, pois já lecionei na EE Casimiro de Abreu no 2º semestre do ano de 2012 para esse mesmo curso de Ensino Médio do EJA.
É com imenso prazer que retorno a essa casa e encontro alunos tão simpáticos e ávidos por aprender. Vejo em seus rostos cansados pelo trabalho um brilho diferente e ansioso a medida que falo sobre a rotina das aulas de Língua Portuguesa e procedimentos a serem tomados.
Que diferença de alunos da escola regular, que com a alegria e indisciplina características da adolescência  tornam difícil o processo, exigindo novas técnicas e métodos no decorrer de cada aula...
Mas há algo de doce,  interessante na atitude desses adultos e jovens que recebem os ensinamentos como um tesouro valioso. Quando me perguntam se vou ficar até o final do ano, sinto um aperto no coração ao me lembrar que em breve serei chamada para o ingresso no cargo do qual fui aprovada; peço a Deus que surja essa cátedra na escola onde pela primeira vez encontrei os alunos mais interessados em me ouvir e participar dos ensinamentos que compartilho com prazer.
Sejam muito benvindos queridos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Curso do Eja, terei imensa satisfação em ajudá-los em tudo o que precisarem e darei tudo de mim para que consiga ensiná-los à altura que merecem.
Desde já lhes garanto que usarei essas páginas para orientar e sanar todas as suas dúvidas, mesmo se por ventura precisar me retirar para assumir o cargo efetivo que me espera.
Sintam-se à vontade  para dialogarem sempre nesse blog, que antes de tudo é seu!  

Será um prazer enorme receber seu gentil comentário e abaixo deixo um link para meu blog de literatura, é só clicar!

4 de dez. de 2013

Finalmente, mais um ano que termina. Foram dias e noites de trabalho intenso para aqueles que têm responsabilidade e levam em frente seu projeto de vida.O sacrifício é válido e necessário para quem deseja ter um futuro promissor. Não existe progresso sem trabalho, não há crescimento sem esforço pessoal.
Muitos poderão dizer: Mas de que vale tanta labuta, se no final todos os alunos acabam sendo promovidos, se mesmo aqueles que não foram frequentes, entregam trabalhos de reposição de ausências e acabam se saindo bem? 
Essa questão é do conhecimento de todos, conhecemos as falhas da nossa Educação, que importada de outras nações, é  muito paternalista, não forma personalidades responsáveis para o país. Ainda assim, não devemos nos espelhar nessas atitudes, faz-se necessário uma conscientização maior no aspecto de se considerar o aspecto educacional como prioritário, como essência e base para tudo.
Àqueles poucos que fizeram o que realmente deviam, parabéns, continuem sempre assim, é a única forma de salvarmos esse país e esse planeta tão carente de seres estudiosos e trabalhadores.
Aos que tentaram levar vantagens, a famigerada "lei de Gérson" tão admirada e seguida por muitos conterrâneos nossos, peço que reconsiderem e mudem de atitude no próximo ano, os reflexos do trabalho inconsistente e falho, certa e infelizmente trará prejuízos incalculáveis em suas vidas, um tempo jamais recuperado.
Não é possível agradar a todos, mas espero , sinceramente que nesse ano em que convivemos diariamente como uma família, que possa ter contribuído para sua ascensão no mundo profissional e acadêmico.
Deixo aqui uma mensagem para aqueles que se acham autossuficientes o necessário para ignorar os ensinamentos dos professores e da escola  que frequentaram: a humildade cabe em qualquer lugar, o respeito também. As agressões contra seus mestres apenas os diminuem, nada acrescentará em suas existências.
Aqui nessa escola Leme do Prado, digo-lhes que convivi com alunos maravilhosos de formação fina e elegante, ao mesmo tempo conheci alguns que não valorizam seu professor, tentam diminuí-los a todo o tempo, não dedicando o mínimo de  atenção a seus ensinamentos. A esses últimos não cabe a crítica e sim o desejo de que mudem urgentemente de comportamento, a vida é justa e implacável,ensina  a quem não quis agir corretamente.
No próximo ano, provavelmente, não nos veremos mais, ficam aqui os meus agradecimentos àqueles que colaboraram tornando  as aulas mais substanciosas e interessantes, a sua participação nos projetos da escola foi impecável. 
Ofereço este espaço sempre que precisarem conversar sobre algum assunto em que eu possa ajudar ou mesmo para matar a saudade. 
Um feliz Natal e um Ano Novo cheio de sucesso, saúde e paz. Beijos a todos.
litteraeart.blogspot.com

22 de out. de 2013

ESTÁ CHEGANDO A HORA...


PREZADOS ALUNOS DO 3º ANO DO LEME:

As provas do ENEM já estão aí, no próximo fim de semana. As avaliações externas fazem parte da nossa vida. Não apenas vocês são avaliados, nós professores também o somos. Realizamos no último domingo um processo seletivo para o ano de 2014. Não sei se neste ano estarei nesta escola, e vocês também, por sua vez, estarão decidindo suas vidas, por isso vamos mantendo a comunicação pelos blogs, se precisarem de alguma coisa no futuro em que eu possa ajudá-los, por favor fiquem à vontade. Espero que façam a prova com a atenção necessária, devem ter treinado bastante a produção de texto que vale muitos pontos na avaliação. 
A propósito, muitos de vocês deixaram de fazer o último texto para um treinamento mais sério.Acompanhem no outro blog em que vou escrevendo para exemplificar o gênero dissertativo argumentativo. Desejo-lhes boa-sorte!


21 de out. de 2013

Boa-noite, queridos alunos da escola Joaquim Leme do Prado:





Essa mensagem vai para todos vocês que participaram da nossa Feira Cultural nos dias 18 e 19 de outubro de 2013.
Fiquei comovida e muito agradecida àqueles alunos que deram sua contribuição, por menor que fosse ao projeto Leme Africanidades, o nosso tema desse ano.Desenvolveram com vontade e determinação as suas atividades apesar do cansaço das várias apresentações artísticas que envolveram expoentes da música , bem como as explanações e número da dança maxixe das nossas raízes culturais, onde temos a criação de uma música erudita fundamentada na afrodescendência.Tenho certeza de que todos amaram todas as participações, mesmo aquelas que sofridamente eram um desfile de personagens que contavam sua história através do tempo...
A declamação do Navio Negreiro além de somar cultura e conhecimento da nossa literatura romântica do século XIX emocionou a todos os que assistiram ao nosso espetáculo.
Àqueles que ofereceram uma simulação da capoeira e que tanto trabalharam nesse intento, meu eterno reconhecimento.
Fico muito agradecida a todos aqueles que, de alguma forma, ajudaram para que esse evento acontecesse, fato de orgulho para nossa escola e engrandecimento do nosso país, através de vocês que acrescentam cultura a suas próprias personalidades e às daqueles que nos prestigiaram vendo nossa performance.
Foram muitos dias de trabalho para todos nós, em cenários, indumentárias, simulação de um ambiente teatral, sonoplastia, vídeo  maquiagem entre outros.
Especialmente a vocês, alunos da 7ª série B, dirijo agora esse agradecimento: Vocês surgiram de repente em meu caminho com toda aquela vitalidade para contribuir e engrandecer meu trabalho.Estiveram maravilhosos em suas atuações. Da mesma forma, a classe foi muito colaboradora em nossas atividades.
Àqueles que tiveram algumas contrariedades, peço humildemente, desculpas e a promessa de que tentaremos corrigir nossas falhas. 
Porém, o que fica de mais importante é a participação, vocês tiveram a coragem de participar e isso é essencial no seu desenvolvimento social.
Que Deus ilumine e abençoe a todos vocês!
Não sei se estaremos juntos no próximo ano, mas a experiência vivida foi de incalculável valor em nosso caminho e ficará registrada eternamente na memória....

1 de out. de 2013

ESTUDAR É UMA QUESTÃO DE ATITUDE

Prezados alunos da Escola Professor Joaquim Leme do Prado:


Antes de continuar com a postagem sobre o texto de opinião iniciado anteriormente, quero aqui deixar algumas considerações sobre o subprojeto de nossa escola: Leme Africanidades, cuja apresentação acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês. 
Muitos não dão a importância necessária ao desenvolvimento de trabalhos desse tipo por muitos motivos, entretanto, o principal deles é a predisposição a estudar, a pesquisar e a se apresentar em público. Este último depende de muitos fatores e nem todos se sentirão confortáveis nesse aspecto, sabemos que o bullying (a falta de comportamento ético por parte da sociedade) tem favorecido esta atitude de fuga. A respeito desse assunto ética, postei hoje um artigo no outro blog cujo link escrevo abaixo:
Outros de vocês que estudam no período noturno usam o subterfúgio do trabalho para eximirem-se de responsabilidades o que não está correto. Devem ter em mente que o desenvolvimento satisfatório  nos estudos está diretamente ligado ao sucesso no campo profissional. Assim, se não há a atitude ao estudo, nada se consegue em questões monetárias e realização pessoal. Especialmente a vocês, alunos do curso noturno, peço que participem pelo menos das pesquisas sobre o tema, uma vez que terão que apresentar um trabalho nesse sentido nos dias acima citados. Garanto-lhes que apenas acrescentarão ao seu currículo com essa atitude positiva em relação ao estudo e consequentemente ao trabalho. Existem inúmeras formas de participação nesse projeto e o dever de todos é se inteirarem sobre ele.
Parabéns àqueles que já estão trabalhando para apresentar um bom trabalho, da mesma forma àqueles que compartilham das informações aqui postadas e fica o convite  àqueles que ainda não o fazem, não desenvolveram ainda o gosto pela leitura e participação em assuntos relevantes à sociedade. 


CONTINUAÇÃO DAS CONSIDERAÇÕES SOBRE TEXTOS ARGUMENTATIVOS

Paramos na Introdução, a primeira parte de um texto deste tipo onde a sua tese foi lançada.
Falemos agora a respeito do Desenvolvimento, o corpo do texto, talvez a parte mais complexa que exige toda a sorte de informações possíveis aliadas a um questionamento e argumentação lógicos embasados na ética, redigidos em padrão formal de linguagem com clareza, objetividade e limpeza (obediência a mecanismos e convenções da escrita).
Nesse ponto da redação é que tomamos a consciência de quão importantes são todas as disciplinas do nosso currículo, visto que nele devemos depositar toda a sorte de informações de variadas ciências: artes, filosofia, geografia, história entre outras. Porém, esse gênero nos cobra muito mais do que apenas cultura, conhecimento, ele requer princípios ético-morais na solução da questão apresentada, argumentação, contestação entre outras ações. Tudo isso, aliado à uma correção gramatical impecável num padrão de linguagem que nos custa muito alcançar.
Antes de tudo, como já citei, é necessário muita leitura de base, estudo de ciências variadas e sobretudo respeito a uma proposta oferecida em forma de textos que podem ser verbais e não verbais sem, contudo, deixar transparecer explicitamente a própria  opinião em frases do tipo: "eu acho", "eu penso". "na minha opinião"trazendo verbos na primeira pessoa do singular que por motivos éticos não devem prevalecer no gênero argumentativo.

CONCLUSÃO

A última parte não merece pouca atenção da nossa parte; deve-se encerrar com chave de ouro resolvendo com habilidade a questão (tese) apresentada na Introdução apresentando  desta forma, uma solução que demonstre um caráter ético acima de tudo.
E boa-sorte em suas avaliações e em sua vida, leiam bastante, discutam, participem de  questões pertinentes à sociedade e tenham certeza de que essa sorte virá.

pontuação aula slides